Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58869
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho | - |
dc.contributor.author | CRUZ, Manuela de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T15:38:09Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T15:38:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Manuela de Queiroz. Assimilação cultural de crianças caboclo-ribeirinhas na Amazônia por meio da brincadeira. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58869 | - |
dc.description.abstract | O brincar é considerado uma atividade crucial para vários aspectos do desenvolvimento infantil, principalmente para aprendizagens socioculturais, com trocas de informações, negociações, apreciações estéticas e criação de valores morais e simbólicos. Estudar as rotinas lúdicas de um agrupamento de crianças é aprender mais sobre sua cultura, sobre a comunidade em que vivem e sobre a diversidade de formas de sociabilidade. Assim acontece com as crianças caboclo- ribeirinhas da Amazônia, região conhecida por suas florestas, rede hidrográfica e diversidade biológica e social. A maior parcela de sua população rural é constituída por ribeirinhos – populações tradicionais, que vivem em ecossistemas de várzea, organizados em comunidades. Partindo desse cenário, o objetivo geral desta tese foi compreender o processo de assimilação do entorno cultural de crianças ribeirinhas na Amazônia por meio de suas brincadeiras e por influência das crenças e expectativas parentais. Participaram da pesquisa trinta crianças entre 5 e 10 anos, bem como trinta pais/responsáveis, moradores da comunidade São Francisco de Assis-AM. Para o estudo com as crianças foram videogravados episódios de atividades lúdicas enquanto brincavam livremente com materiais da própria natureza. Para o estudo com os pais foram feitas entrevistas semiestruturadas a respeito de suas crenças e expectativas. Realizou-se uma análise qualitativa microgenética de oito episódios selecionados e transcritos. Os resultados revelam: aprendizagens culturais propiciadas por instrução ativa dos pais ou trocas entre parceiros; transformação de lugares da comunidade em lugares de crianças, efetivada pelo próprio protagonismo lúdico; assimetrias nas relações das crianças; universalidade de brincadeiras versus singularidades no modo de brincar. Em relação aos pais, foi utilizada a análise temática e identificados aspectos positivos quanto ao brincar; emoções de alegria e medo; mas também preocupação com o uso frequente de equipamentos eletrônicos substituindo o contato com a natureza. As brincadeiras infantis revelam que o ambiente circunscreve e influencia o comportamento, instigando as crianças a desenvolverem habilidades e (re)criarem significados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Criança caboclo-ribeirinha | pt_BR |
dc.subject | Cultura de pares | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Grupo de brinquedo | pt_BR |
dc.title | Assimilação cultural de crianças caboclo-ribeirinhas na Amazônia por meio da brincadeira | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | VIANA, Karine Maria Porpino | - |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8994019269268058 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Playing is considered a crucial activity for several aspects of child development, especially for sociocultural learning, with information exchange, negotiations, aesthetic appreciations and the creation of moral and symbolic values. Studying the playful routines of a group of children is to learn more about their culture, the community in which they live and the diversity of forms of sociability. This is what happens with the caboclo-ribeirinha children of the Amazon, a region known for its forests, hydrographic network and biological and social diversity. The largest portion of its rural population is made up of riverine people – traditional populations, who live in floodplain ecosystems, organized in communities. Based on this scenario, the general objective of this thesis was to understand the process of assimilation of the cultural environment of riverine children in the Amazon through their plays and the influence of parental beliefs and expectations. Thirty children between 5 and 10 years old participated in the research, as well asthirty parents/guardians, residents of the São Francisco de Assis-AM community. For the study with the children, episodes of playful activities were videotaped while they played freely with materials from nature. For the study with the parents, semi-structured interviews were conducted regarding their beliefs and expectations. A qualitative microgenetic analysis was conducted of eight selected and transcribed episodes. The results reveal: cultural learning provided by active instruction from parents or exchanges between partners; transformation of community places into children's places, effected by the playful protagonism itself; asymmetries in the children's relationships; universality of plays versus singularities in the way of playing. In relation to the parents, thematic analysis was used and positive aspects of playing were identified; emotions of joy and fear; but also concern about the frequent use of electronic devices replacing contact with nature. Children's plays reveal that the environment circumscribes and influences behavior, encouraging children to develop skills and (re)create meanings. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6669139397843859 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Manuela de Queiroz Cruz.pdf | 4,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons