Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58871

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Gustavo Alves Alonso-
dc.contributor.authorGONÇALVES JÚNIOR, Nelson-
dc.date.accessioned2024-11-19T15:42:33Z-
dc.date.available2024-11-19T15:42:33Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.identifier.citationGONÇALVES JÚNIOR, Nelson. Os Louvores: um estudo sobre as práticas musicais de grupos de louvor em quatro igrejas evangélicas na cidade do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58871-
dc.description.abstractEste estudo sobre as práticas musicais em quatro igrejas evangélicas na cidade do Recife teve as trajetórias e as interações socioculturais das pessoas integrantes dos Grupos de Louvor como o seu objeto, pois são elas que organizam os repertórios e cantam nos cultos. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi compreender tais trajetórias e interações, levando a conhecer os pensamentos e percepções dessas pessoas sobre a música. Nos objetivos específicos, foram focadas as bases históricas da música cristã a partir de Lutero e Calvino (reformadores protestantes) e os normativos denominacionais, chegando ao desenvolvimento do mercado musical desde o século XX até este início do século XXI, incluindo o fenômeno do gospel. No total, dez pessoas dessas igrejas (uma luterana, uma batista e duas presbiterianas) foram entrevistadas e mais de vinte cultos foram observados (presencialmente ou via Youtube e Instagram), donde foi possível obter uma amostragem do que efetivamente foi cantado. As mensagens de algumas dessas músicas foram analisadas neste estudo, bem como foram identificados os gêneros e os estilos, com vistas à relação do religioso com o secular, inclusive sob a óticas das pessoas entrevistadas. Enfim, uma das conclusões deste trabalho é que, respeitando as congregações, a música dessas igrejas se alinha com as trajetórias das pessoas integrantes dos seus respectivos grupos de louvor e que elas não se veem obrigadas a seguir tendências ou modismos, porque elas entendem que a música apenas tem que atingir os seus objetivos no culto: adoração a Deus e edificação da congregação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLouvorpt_BR
dc.subjectPrática musicalpt_BR
dc.subjectMúsica no cultopt_BR
dc.titleOs Louvores : um estudo sobre as práticas musicais de grupos de louvor em quatro igrejas evangélicas na cidade do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2566457554610240pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4307163965541129pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis study on musical practices in four evangelical churches in the city of Recife had the trajectories and sociocultural interactions of the people who are part of the Praise Groups as its object, as they are the ones who organize the repertoires and sing in the services. Thus, the general objective of this work was to understand such trajectories and interactions, leading to knowledge of these people's thoughts and perceptions about music. The specific objectives focused on the historical bases of Christian music from Luther and Calvin (Protestant reformers) and denominational regulations, reaching the development of the music market from the 20th century to the beginning of the 21st century, including the phenomenon of gospel. In total, ten people from these churches (one Lutheran, one Baptist and two Presbyterian) were interviewed and more than twenty services were observed (in person or via YouTube and Instagram), from which it was possible to obtain a sample of what was actually sung. The messages of some of these songs were analyzed in this study, as well as genres and styles were identified, with a view to the relationship between religious and secular, including from the perspective of the people interviewed. Finally, one of the conclusions of this work is that, respecting the congregations, the music of these churches aligns with the trajectories of the people who are members of their respective praise groups and that they do not feel obliged to follow trends or fads, because they understand that the Music just has to achieve its goals in worship: worship of God and edification of the congregation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Nelson Goncalves Junior.pdf2,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons