Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58898

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Nina Velasco e-
dc.contributor.authorPrestes, Lucas Raphael do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-11-21T17:24:12Z-
dc.date.available2024-11-21T17:24:12Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.date.submitted2024-11-18-
dc.identifier.citationPrestes, Lucas Raphael do Nascimento. Poética na animação: uma investigação a partir da obra de José-Manuel Xavier. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58898-
dc.description.abstractA animação é uma área artística audiovisual que começa a se desenvolver paralelamente ao cinema, a partir do aparato técnico que as torna possíveis, a câmera. Se difere do cinema, principalmente, em sua maneira de construção do discurso audiovisual: o primeiro acontece de forma automática, a partir do acionamento do aparato técnico e o segundo, por sua vez, pode ocorrer a partir de acionamentos descontinuados da câmera para registros de construções imagéticas – desenhadas, esculpidas, pintadas, configuradas a priori – para, ao final, se tornar uma obra com movimento. Pelo procedimento de feitura, é uma das formas do discurso audiovisual com mais recursos disponíveis à sua produção, sejam próprios ou de empréstimo de outras áreas. Essas características podem tornar-se mais claras em obras de autores experimentais, que utilizam-se dessas possibilidades como princípios de criação dentro da forma da animação. Nesta monografia objetiva-se tecer observações acerca dos recursos de construção possíveis da poética da animação, a partir de traduções de outras formas artísticas. Essa observação se dará através da obra de José-Manuel Xavier, em seu trabalho prático e intelectual, a fim de observar a manifestação dessas possibilidades. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica acerca do autor, das suas traduções dos campos artísticos da literatura, cinema e música para animação, além de investigar a possibilidade discursiva particular do campo animado: a metamorfose.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectanimaçãopt_BR
dc.subjectanimação experimentalpt_BR
dc.subjectpoética da animaçãopt_BR
dc.subjectmetamorfosept_BR
dc.subjectJosé-Manuel Xavierpt_BR
dc.titlePoética na animação: uma investigação a partir da obra de José-Manuel Xavierpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0205293921405686pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2462630368138314pt_BR
dc.description.abstractxAnimation is an audiovisual artistic field that began developing alongside cinema, stemming from the technical apparatus that makes both possible—the camera. It differs from cinema primarily in its method of constructing audiovisual discourse: the latter occurs automatically through the activation of technical equipment, while the former can involve discontinuous camera activations to capture pre-constructed images whether drawn, sculpted, painted, or otherwise arranged—that, when assembled, create the final moving work. Due to its method of production, animation is one of the audiovisual forms that offers the greatest variety of available resources, drawing both from its own tools and those borrowed from other fields. These characteristics are especially evident in the works of experimental creators, who employ these possibilities as foundational principles in their approach to animation. This monograph aims to explore the resources available for constructing animation’s poetics through the translation of elements from other art forms. This exploration will focus on the work of José-Manuel Xavier, examining both his practical and intellectual contributions to identify how these possibilities manifest. To this end, a literature review was conducted on Xavier’s translations from the fields of literature, cinema, and music into animation, as well as an investigation into a distinctive feature of animated discourse: metamorphosis.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Cinema e Audiovisual – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Cinema e Audiovisual

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucas Raphael do Nascimento Prestes.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons