Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58898
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz, Nina Velasco e | - |
dc.contributor.author | Prestes, Lucas Raphael do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T17:24:12Z | - |
dc.date.available | 2024-11-21T17:24:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.citation | Prestes, Lucas Raphael do Nascimento. Poética na animação: uma investigação a partir da obra de José-Manuel Xavier. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58898 | - |
dc.description.abstract | A animação é uma área artística audiovisual que começa a se desenvolver paralelamente ao cinema, a partir do aparato técnico que as torna possíveis, a câmera. Se difere do cinema, principalmente, em sua maneira de construção do discurso audiovisual: o primeiro acontece de forma automática, a partir do acionamento do aparato técnico e o segundo, por sua vez, pode ocorrer a partir de acionamentos descontinuados da câmera para registros de construções imagéticas – desenhadas, esculpidas, pintadas, configuradas a priori – para, ao final, se tornar uma obra com movimento. Pelo procedimento de feitura, é uma das formas do discurso audiovisual com mais recursos disponíveis à sua produção, sejam próprios ou de empréstimo de outras áreas. Essas características podem tornar-se mais claras em obras de autores experimentais, que utilizam-se dessas possibilidades como princípios de criação dentro da forma da animação. Nesta monografia objetiva-se tecer observações acerca dos recursos de construção possíveis da poética da animação, a partir de traduções de outras formas artísticas. Essa observação se dará através da obra de José-Manuel Xavier, em seu trabalho prático e intelectual, a fim de observar a manifestação dessas possibilidades. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica acerca do autor, das suas traduções dos campos artísticos da literatura, cinema e música para animação, além de investigar a possibilidade discursiva particular do campo animado: a metamorfose. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | animação | pt_BR |
dc.subject | animação experimental | pt_BR |
dc.subject | poética da animação | pt_BR |
dc.subject | metamorfose | pt_BR |
dc.subject | José-Manuel Xavier | pt_BR |
dc.title | Poética na animação: uma investigação a partir da obra de José-Manuel Xavier | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0205293921405686 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2462630368138314 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Animation is an audiovisual artistic field that began developing alongside cinema, stemming from the technical apparatus that makes both possible—the camera. It differs from cinema primarily in its method of constructing audiovisual discourse: the latter occurs automatically through the activation of technical equipment, while the former can involve discontinuous camera activations to capture pre-constructed images whether drawn, sculpted, painted, or otherwise arranged—that, when assembled, create the final moving work. Due to its method of production, animation is one of the audiovisual forms that offers the greatest variety of available resources, drawing both from its own tools and those borrowed from other fields. These characteristics are especially evident in the works of experimental creators, who employ these possibilities as foundational principles in their approach to animation. This monograph aims to explore the resources available for constructing animation’s poetics through the translation of elements from other art forms. This exploration will focus on the work of José-Manuel Xavier, examining both his practical and intellectual contributions to identify how these possibilities manifest. To this end, a literature review was conducted on Xavier’s translations from the fields of literature, cinema, and music into animation, as well as an investigation into a distinctive feature of animated discourse: metamorphosis. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Cinema e Audiovisual – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Cinema e Audiovisual |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lucas Raphael do Nascimento Prestes.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons