Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58909

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributorCASTILHO, Luciano Roberto-
dc.contributor.authorCASTROGIOVANNI, A. C.-
dc.contributor.authorABREU E SILVA, Paulo Roberto Florência de-
dc.date.accessioned2024-11-22T17:55:29Z-
dc.date.available2024-11-22T17:55:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCASTROGIOVANNI, A.C.; ABREU E SILVA, Paulo Roberto Florência de. A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais. In.: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COSTELLA, R. Z. (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia: oscilações. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016, p. 143-156pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58909-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractO texto apresenta a importância do ensino da Educação Cartográfica nas escolas, num processo de formação cartográfica, bem como da tecnologia do SIG, nas disputas territoriais e nas construções cartográficas. Sabe-se que a discussão do conceito de território, tem sido objeto de intensos debates para geógrafos e cientistas sociais. Raffestin (2009) entende que o território não poderia ser nada mais que o produto dos atores sociais e que são esses atores que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, que é o espaço. Neste sentido, se o território se relaciona ao poder, a cartografia por si só, representa uma ferramenta de manutenção deste poder. Assim constata-se a importância que tem o conhecimento cartográfico adquirido nas escolas, pois os alunos, sujeitos sociais, poderão analisar/diagnosticar erros e posicionarem-se em projetos que tenha como foco as disputas territoriais.pt_BR
dc.format.extentp. 143-156pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora Letra 1pt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEducação Cartográficapt_BR
dc.subjectGeografia - Territóriopt_BR
dc.titleA dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriaispt_BR
dc.typeTrechoObrapt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2024-02-
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.location.cityPorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones: Capítulos de Livros - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CASTROGIOVANNI. A dialógica entre a cartografia. p. 143-156.pdf
  Acceso restringido
147,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.