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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorVIDAL, Amanda Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-11-26T13:56:49Z-
dc.date.available2024-11-26T13:56:49Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-10-30-
dc.identifier.citationVIDAL, Amanda Maria de Oliveira. O papel e as concepções do profissional de apoio da educação inclusiva (PAEI) no contexto escolar: Uma visão dos professores parceiros da rede municipal de ensino do município de Palmares. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58972-
dc.description.abstractEstá pesquisa apresenta um pouco da história educacional brasileiro da educação especial dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, desse contexto, especificamos os marcos legais referentes ao Profissional de Apoio da Educação Inclusiva (PAEI) explicitando seu perfil profissional e atribuições, dialogando com os marcadores teóricos sobre leis, definição do profissional de apoio, suas funções e formação. Assim temos como objetivo geral compreender as concepções que se formam nas escolas sobre o Profissional de Apoio da Educação Inclusiva, a partir das percepções dos professores parceiros em ensino regular da rede municipal de Palmares e como objetivos específicos buscamos Comparar o que os documentos legais apresentam sobre o perfil profissional do PAEI e a realidade vivida e identificar os limites e possibilidades de atuação dos profissionais de apoio a partir do olhar dos professores parceiros de ensino regular. Nesse caminho, os sujeitos da pesquisa foram professores da rede de ensino regular do município de Palmares. Foram utilizados questionário semiaberto e análise documental da secretaria de educação para coleta dos dados que foram analisados pela análise de conteúdo (AC). Os resultados da análise indicam uma significativa indefinição sobre o papel e a formação do PAEI. As nomenclaturas variam entre "Professor de Apoio", "Estagiário" e "Educador de Apoio", refletindo a falta de clareza institucional. A prática de contratar estagiários para essa função, sem a devida formação, foi destacada como um fator que compromete a qualidade da inclusão escolar. Além disso, a falta de remuneração adequada e a desvalorização dos profissionais também surgiram como fatores que limitam o impacto positivo que o PAEI poderia ter no ambiente educacional.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfissional de Apoio da Educação Inclusiva (PAEI)pt_BR
dc.subjectProfessor parceiropt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleO papel e as concepções do professor de apoio da educação inclusiva (PAEI) no contexto escolar: uma visão dos professores parceiros de ensino do município de Palmares.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.description.abstractxThis research presents a little of the Brazilian educational history of special education for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this context, we specify the legal frameworks regarding the Inclusive Education Support Professional (PAEI), explaining their professional profile and duties, dialoguing with the theoretical markers on laws, definition of the support professional, their functions and training. Thus, our general objective is to understand the conceptions that are formed in schools about the Inclusive Education Support Professional, based on the perceptions of partner teachers in regular education in the municipal network of Palmares. As specific objectives, we seek to compare what the legal documents present about the professional profile of the PAEI and the lived reality and identify the limits and possibilities of the support professionals' performance from the perspective of partner teachers in regular education. In this way, the research subjects were teachers from the regular education network of the municipality of Palmares. A semi-open questionnaire and document analysis from the education department were used to collect data that were analyzed by content analysis (CA). The results of the analysis indicate significant uncertainty regarding the role and training of the PAEI. The terms vary between "Support Teacher", "Intern" and "Support Educator", reflecting the lack of institutional clarity. The practice of hiring interns for this role, without proper training, was highlighted as a factor that compromises the quality of school inclusion. In addition, the lack of adequate remuneration and the devaluation of professionals also emerged as factors that limit the positive impact that the PAEI could have on the educational environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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