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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59004
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T14:29:20Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T14:29:20Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Educação Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 04, p. out./dez. 2012. 935-948. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59004 | - |
dc.description | [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto] | pt_BR |
dc.description.abstract | Quando o assunto é o ensino escolar dos alunos com deficiência intelectual, não é raro o questionamento sobre o modo de trabalhar com tais alunos. Para tanto, este artigo procura apresentar uma descrição e uma compreensão acerca das características da deficiência intelectual em relação ao quadro principal de prejuízo cognitivo (as funções intelectuais) e adaptativo (as funções sociais, emocionais e práticas), para, então, definir as possibilidades da prática pedagógica no contexto escolar. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a área da deficiência intelectual, dos transtornos da aprendizagem e do desenvolvimento, da inclusão escolar e do ensino especializado. Embora a deficiência intelectual seja um desafio no ensino escolar em face de seu objetivo curricular, tanto na sala de aula comum quanto no atendimento educacional especializado, é possível estabelecer um contexto pedagógico prolífico tendo em vista os objetivos educacionais de desenvolvimento pessoal e formação acadêmico-profissional, cultural e cidadã. Portanto, fato é que a didática no ensino do aluno com deficiência intelectual precisa ser específica não só em relação às peculiaridades do quadro da deficiência, como também em relação à individualidade de cada sujeito. De qualquer modo, mesmo que a deficiência intelectual não permita sua reversão completa, uma vez que consiste em um desenvolvimento neurológico deficitário, avanços escolares são possíveis. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 935-948 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Deficiência mental | pt_BR |
dc.subject | Educação especializada | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2012 | - |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.location.city | São Paulo | pt_BR |
dc.description.volume | v. 38 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SANTOS. Potenciais Dificuldades e Facilidades. p.935-948 .pdf Acesso restrito | 172,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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