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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59004

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos-
dc.date.accessioned2024-11-28T14:29:20Z-
dc.date.available2024-11-28T14:29:20Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Educação Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 04, p. out./dez. 2012. 935-948.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59004-
dc.description[Todas as notas de rodapé, estão no final do texto]pt_BR
dc.description.abstractQuando o assunto é o ensino escolar dos alunos com deficiência intelectual, não é raro o questionamento sobre o modo de trabalhar com tais alunos. Para tanto, este artigo procura apresentar uma descrição e uma compreensão acerca das características da deficiência intelectual em relação ao quadro principal de prejuízo cognitivo (as funções intelectuais) e adaptativo (as funções sociais, emocionais e práticas), para, então, definir as possibilidades da prática pedagógica no contexto escolar. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a área da deficiência intelectual, dos transtornos da aprendizagem e do desenvolvimento, da inclusão escolar e do ensino especializado. Embora a deficiência intelectual seja um desafio no ensino escolar em face de seu objetivo curricular, tanto na sala de aula comum quanto no atendimento educacional especializado, é possível estabelecer um contexto pedagógico prolífico tendo em vista os objetivos educacionais de desenvolvimento pessoal e formação acadêmico-profissional, cultural e cidadã. Portanto, fato é que a didática no ensino do aluno com deficiência intelectual precisa ser específica não só em relação às peculiaridades do quadro da deficiência, como também em relação à individualidade de cada sujeito. De qualquer modo, mesmo que a deficiência intelectual não permita sua reversão completa, uma vez que consiste em um desenvolvimento neurológico deficitário, avanços escolares são possíveis.pt_BR
dc.format.extentp. 935-948pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectDeficiência mentalpt_BR
dc.subjectEducação especializadapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titlePotenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2012-
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.location.citySão Paulopt_BR
dc.description.volumev. 38pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS. Potenciais Dificuldades e Facilidades. p.935-948 .pdf
  Acesso restrito
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