Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59018

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro-
dc.contributor.authorSANTOS, Alessandra Maria dos-
dc.date.accessioned2024-12-02T13:51:53Z-
dc.date.available2024-12-02T13:51:53Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Alessandra Maria dos. Sobre a tessitura da formação e autoformação de mulheres dos movimentos de educação popular no Nordeste do Brasil: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte nos primeiros anos da década de 1960. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59018-
dc.description.abstractCom vistas a contribuir com a História da Educação das mulheres no Brasil, o objetivo da investigação foi compreender como se deu o processo formativo e autoformativo de mulheres que atuaram em movimentos educacionais criados nos primeiros anos da década de 1960 no Nordeste brasileiro, a saber: Movimento de Cultura Popular (MCP), o Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (SEC/UR), atual UFPE, em Pernambuco; a Campanha de Educação Popular (Ceplar), na Paraíba; e, no Rio Grande do Norte, a Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler e as experiências de alfabetização em Angicos, coordenadas pelo SEC/UR. Teoricamente o trabalho segue a perspectiva da História vista de baixo a partir de Hobsbawm (1998), Thompson (1981, 1998, 2019) e Sharpe (2011) e da História das mulheres na perspectiva de Perrot (2005, 2007, 2018). Os conceitos mobilizados para a análise das fontes foram experiência e formação (Thompson, 1981, 1998, 2019), narrativa e memória (Ricoeur, 1994). Metodologicamente o trabalho foi conduzido pela pesquisa bibliográfica, pela pesquisa documental e pela metodologia da história oral e as análises foram mediadas pela prosopografia. A partir de tais elementos teóricos metodológicos foi possível analisar as distintas experiências (auto)formativas de mulheres advindas de processos de sociabilidades, da escolarização e/ou profissionalização, além de contato com grupos religiosos, estudantis e/ou políticos e como estas proporcionaram suas inserções nos referidos movimentos educacionais. As análises permitem entender que tais movimentos educacionais populares congregaram múltiplos perfis de mulheres que, em função de suas experiências na alfabetização de crianças, jovens e, sobretudo, adultos amplificaram suas experiências e sofreram consequências por isso, pois foram perseguidas, presas, exiladas. Todavia, não esmoreceram no intento de colaborarem com a nação, mesmo em período de autoritarismo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmulherespt_BR
dc.subjectformaçãopt_BR
dc.subjectmovimentos de educação popularpt_BR
dc.subjectNordeste do Brasilpt_BR
dc.titleSobre a tessitura da formação e autoformação de mulheres dos movimentos de educação popular no Nordeste do Brasil : Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte nos primeiros anos da década de 1960pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6274222904614458pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6749653436674174pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to contribute to the history of women's education in Brazil by examining the process of formation and self-formation of women working in the educational movements that emerged in the early 1960s in the Northeast of Brazil: the Movimento de Cultura Popular (MCP), the Cultural Extension Service of the University of Recife (SEC/UR), now UFPE, in Pernambuco; the Popular Education Campaign (Ceplar), in Paraíba; and, in Rio Grande do Norte, the “Barefoot on the Ground One Also Learns to Read” campaign and the literacy experiences in Angicos, coordinated by SEC/UR. Theoretically, the work follows the perspective of history from below, based on Hobsbawm (1998), Thompson (1981, 1998, 2019) and Sharpe (2011), and women's history from the perspective of Perrot (2005, 2007, 2018). The concepts used to analyze the sources were experience and educational formation (Thompson, 1981, 1998, 2019), narrative and memory (Ricoeur, 1994). Methodologically, the work was carried out using bibliographical research, documentary research and oral history methodology, and the analysis was mediated by prosopography. The theoretical and methodological elements outlined above enabled an analysis of the diverse (self) formative experiences of women who had participated in sociability processes, schooling and/or professionalization, as well as contact with religious, student and/or political groups. This analysis sought to understand how these experiences led to their inclusion in these educational movements. The analysis reveals that these popular educational movements brought together a diverse range of women, many of whom had previously gained experience in literacy for children, young people, and adults. Despite facing persecution, imprisonment, and exile, these women persisted in their efforts to contribute to the nation's development, even during periods of authoritarian rule.pt_BR
dc.description.abstractxCon objetivo de contribuir a la Historia de Educación de las mujeres en Brasil, la investigación se basa en comprender como ha sido el proceso formativo y autoformativo de las mujeres que actuaron em movimientos educativos creados en la década de 1960 en el Nordeste de Brasil, por ejemplo: Movimiento de Cultura Popular (MCP), el Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (SEC/UR), actual UFPE, en Pernambuco; la Campanha de Educação Popular (Ceplar), en Paraíba; y, en Rio Grande do Norte, la Campaña Con los Pies en la Tierra También Puedes Aprender a Leer y las experiencias de alfabetización en Angicos, coordinado por SEC/UR. En teoría el trabajo sigue la perspectiva de la Historia Vista Desde Abajo por Hobsbawm (1998), Thompson (1981, 1998, 2019) y Sharpe (2011), también, Historia de las Mujeres por Perrot (2005, 2007, 2019). Los conceptos utilizados para analizar las fuentes han sido experiencia y formación (Thompson, 1981, 1998, 2018), narrativa y memoria (Ricoeur, 1994). La metodología del trabajo se desarrolló a través de la pesquisa bibliográfica, la pesquisa documental y por la metodología de la historia oral, los análisis fueron mediados por la prosopografía. A través de sus elementos teóricos metodológicos se posibilitó el análisis de distintas experiencias (auto)formativas de mujeres a partir de los procesos de sociabilidad, escolarización y/o profesionalización, así como el contacto con grupos religiosos, estudantiles y/o políticos y en como posibilitó sus inserción en los movimientos educativos mencionados. Los análisis permiten comprender que tales movimientos de educación popular reunieron a múltiples perfiles de mujeres que, por su experiencia en la alfabetización de niños, jóvenes y, principalmente, adultos amplificaron su capacidad y sufrieron consecuencias por esto, siendo perseguidas, encarceladas, exiladas. Sin embargo, no cedieron en el intento de colaborar con la nación, incluso en un período de autoritarismo.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Alessandra Maria dos Santos.pdf
  Item embargado até 2026-11-06
2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons