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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59025

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Gustavo Gomes da Costa-
dc.contributor.authorMENEZES, Renato Contente Freire de-
dc.date.accessioned2024-12-02T14:32:56Z-
dc.date.available2024-12-02T14:32:56Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationMENEZES, Renato Contente Freire de. A ética do desejo empreendedora: trajetórias afetivo-sexuais e tecnossociais de jovens homossexuais do Recife na era digital. 2024. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59025-
dc.description.abstractEsta tese investiga o que denominamos uma “ética do desejo empreendedora” e a sua relação com a busca por reconhecimento social de ordem desejante entre jovens homossexuais na era digital. Com o aporte teórico da Teoria Crítica, em especial as contribuições de Eva Illouz, objetivamos compreender como a assimilação dos discursos de empreendedorismo no contexto do neoliberalismo vem impactando a esfera afetiva e sexual a partir do uso intensificado de plataformas digitais, como aplicativos de encontro e redes sociais. Esse fenômeno é investigado por meio de entrevistas em profundidade realizadas com dez jovens homossexuais residentes na cidade do Recife e região metropolitana, considerando suas trajetórias tecnossociais e afetivo- sexuais, bem como aspectos de sociabilidades on-line e offline, atividades de lazer, consumo de pornografia e suas perspectivas sobre o amor e a felicidade. O estudo ainda mapeia a formação dos circuitos de sociabilidade homossexual na cidade do Recife e a constituição dos processos de midiatização associados à prospecção de parceiros sexuais e amorosos entre homossexuais em diferentes momentos históricos. Argumentamos que esses indivíduos são agentes ativos de uma ética do desejo empreendedora na medida em que eles tentam driblar o contexto de relações “negativas” hegemônicas, conforme descrito por Illouz, e elaboram estratégias para a obtenção de sucesso em suas prospecções afetivo-sexuais, como roteiros culturais voltados para sexo, a modulação de personalidades desejáveis e a pornificação de si. Mais do que a conquista de um suposto estado de plenitude afetivo-sexual, ponderamos que os informantes são estimulados no âmbito de uma ética do desejo empreendedora pelo ímpeto contínuo de obter sucesso, de modo a superar o cenário de escassez sexual e afetiva que descreveram em seus relatos. Dessa forma, maximizar o desempenho enquanto empreendedores sexuais e afetivos estaria associado não apenas à ampliação de seu capital sexual e obtenção de um melhor posicionamento no mercado homoerótico masculino, mas, sobretudo, à obtenção de efeitos de reconhecimento social de ordem desejante, seja este viés sexual e/ou afetivo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectReconhecimento socialpt_BR
dc.titleA ética do desejo empreendedora : trajetórias afetivo-sexuais e tecnossociais de jovens homossexuais do Recife na era digitalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coESCUDEIRO, Richard Miskolci-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6428213313054965pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1079009723623586pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis investigates what we call an ‘entrepreneurial ethics of desire’ and its relationship to the search for social recognition of the desiring order among homosexuals in the digital age. With the theoretical support of Critical Theory, especially the contributions of Eva Illouz, we aim to understand how the assimilation of entrepreneurial discourses in the context of neoliberalism has impacted the affective and sexual sphere through the intensified use of digital platforms such as dating apps and social networks. This phenomenon is investigated through in-depth interviews with ten young homosexuals living in the city of Recife and its metropolitan region, in Brazilian Northeast, considering their technosocial and affective-sexual trajectories, as well as aspects of online and offline sociability, leisure activities, pornography consumption and their perspectives on love and happiness. The study also maps the formation of homosexual sociability circuits in the city of Recife and the constitution of mediatisation processes associated with the prospecting of sexual and romantic partners among homosexuals at different historical moments. We argue that these individuals are active agents of an entrepreneurial ethics of desire insofar as they try to circumvent the context of hegemonic ‘negative’ relationships, as described by Illouz, and devise strategies for achieving success in their affective-sexual prospections, such as cultural scripts geared towards sex, the modulation of desirable personalities and the pornification of the self. More than the conquest of a supposed state of affective-sexual fulfilment, we argue that the informants are stimulated in the context of an entrepreneurial ethics of desire by the continuous drive to achieve success, in order to overcome the scenario of sexual and affective scarcity that they described in their accounts. In this way, maximising their performance as sexual and affective entrepreneurs would be associated not only with increasing their sexual capital and obtaining a better position in the male homoerotic market, but above all with obtaining the effects of social recognition of a desiring nature, be it sexual and/or affective.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1623888309974862pt_BR
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