Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59030

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUNZEN, Clecio-
dc.contributor.authorARAUJO, Ana-
dc.date.accessioned2024-12-02T18:38:30Z-
dc.date.available2024-12-02T18:38:30Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2024-04-30-
dc.identifier.citationAraujo, Ana. A PRESENÇA FEMININA NA LITERATURA INFANTIL: analisando as representações de gênero em livros do caderno de leitura “VEM LER!”. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59030-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar os discursos presentes em livros de literatura infantil utilizados em salas de aula do ensino fundamental, a fim de compreender se as narrativas presentes nas obras, contribuem ou não para a reprodução de representações estereotipadas de gênero. Para isso, realizamos um estudo de abordagem qualitativa, utilizando da análise de discurso, na investigação das obras “A mulher que matou os peixes” e “Qual o meu dom?”, presentes no caderno de leitura “Vem Ler!” da Prefeitura do Recife. Esse estudo revelou que por mais que esses livros não apresentem narrativas que seriam ideais, em relação às relações de gênero, para obras infantis, as histórias não conduzem apenas uma perspectiva em suas narrativas, sendo assim, fica evidente que as obras podem apresentar tanto momentos de corroboração, quanto de rompimento, dos estereótipos de gênero.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiteratura-infantilpt_BR
dc.subjectrepresentações de gêneropt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.titleA presença feminina na literatura infantil: analisando as representações de gênero em livros do caderno de leitura “VEM LER!”pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de ensino e currículopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A PRESENÇA FEMININA NA LITERATURA INFANTIL - TCC - ANA BEATRIZ.pdf432,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons