Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59030
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUNZEN, Clecio | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Ana | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T18:38:30Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T18:38:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-30 | - |
dc.identifier.citation | Araujo, Ana. A PRESENÇA FEMININA NA LITERATURA INFANTIL: analisando as representações de gênero em livros do caderno de leitura “VEM LER!”. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59030 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar os discursos presentes em livros de literatura infantil utilizados em salas de aula do ensino fundamental, a fim de compreender se as narrativas presentes nas obras, contribuem ou não para a reprodução de representações estereotipadas de gênero. Para isso, realizamos um estudo de abordagem qualitativa, utilizando da análise de discurso, na investigação das obras “A mulher que matou os peixes” e “Qual o meu dom?”, presentes no caderno de leitura “Vem Ler!” da Prefeitura do Recife. Esse estudo revelou que por mais que esses livros não apresentem narrativas que seriam ideais, em relação às relações de gênero, para obras infantis, as histórias não conduzem apenas uma perspectiva em suas narrativas, sendo assim, fica evidente que as obras podem apresentar tanto momentos de corroboração, quanto de rompimento, dos estereótipos de gênero. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Literatura-infantil | pt_BR |
dc.subject | representações de gênero | pt_BR |
dc.subject | identidade | pt_BR |
dc.title | A presença feminina na literatura infantil: analisando as representações de gênero em livros do caderno de leitura “VEM LER!” | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de ensino e currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A PRESENÇA FEMININA NA LITERATURA INFANTIL - TCC - ANA BEATRIZ.pdf | 432,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons