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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59117

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Luciano Machado Ferreira Tenório de-
dc.contributor.authorBEZERRA, Igor Rossine de Lima-
dc.date.accessioned2024-12-09T14:45:00Z-
dc.date.available2024-12-09T14:45:00Z-
dc.date.issued2024-09-09-
dc.date.submitted2024-12-09-
dc.identifier.citationBEZERRA, Igor Rossine de Lima. Evolução da participação entre os sexos nas aulas de educação física e preferências de atividade física no tempo livre em estudantes: um estudo de tendência temporal com adolescentes. 2024. 34 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59117-
dc.description.abstractApesar de novas abordagens inclusivas no campo da Educação Física escolar brasileira, a participação ainda é desigual entre os sexos, nesse sentido, o presente estudo avaliou a evolução da participação em aulas de Educação Física e atividades físicas no tempo livre em adolescentes, estudantes do ensino médio da rede pública do município de Caruaru, Pernambuco, durante os anos de 2014, 2017 e 2022. Os resultados mostram um aumento significativo na frequência de participação nas aulas de Educação Física entre os meninos, de 75,1% em 2014 para 84,8% em 2022 (p=0,007). Em contraste, a participação das meninas nas mesmas aulas aumentou de forma menos acentuada, de 66,5% em 2014 para 73,2% em 2022 (p=0,156). No tempo livre, houve um crescimento na prática de atividades físicas entre as meninas, de 34,6% em 2014 para 55,6% em 2022 (p<0,001), enquanto para os meninos, a prática de atividades físicas caiu de 80,5% em 2014 para 74,8% em 2022 (p=0,089). Observouse também uma redução na participação em esportes coletivos, de 31,0% em 2014 para 15,9% em 2022 (p<0,001), e um aumento nas atividades rítmicas, especialmente entre as meninas, de 8,9% em 2014 para 17,1% em 2022 (p<0,001). Estes resultados apontam a necessidade de políticas voltadas a Educação Física, promovendo uma maior inclusão e diversidade nas práticas esportivas, além de estratégias de incentivo para a prática de atividade física fora do ambiente escolar, como tentativa de mitigar os efeitos adversos causados pelas restrições no período da pandemia de COVID-19 e a redução nos níves de atividade física em adolescentespt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectEsportes coletivospt_BR
dc.subjectAtividades rítmicaspt_BR
dc.subjectEducação física para adolescentespt_BR
dc.titleEvolução da participação entre os sexos nas aulas de educação física e preferências de atividade física no tempo livre em estudantes: um estudo de tendência temporal com adolescentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0994828674853285pt_BR
dc.description.abstractxDespite new inclusive approaches in the field of Brazilian school Physical Education, participation remains unequal between genders. In this context, the present study evaluated the evolution of participation in Physical Education classes and physical activities during free time among adolescents, high school students from the public network in Caruaru, Pernambuco, during the years of 2014, 2017, and 2022. The results show a significant increase in participation among boys in Physical Education classes, from 75.1% in 2014 to 84.8% in 2022 (p=0.007). In contrast, girls' participation in the same classes increased to a lesser extent, from 66.5% in 2014 to 73.2% in 2022 (p=0.156). During free time, there was a growth in physical activity among girls, from 34.6% in 2014 to 55.6% in 2022 (p<0.001), while for boys, physical activity decreased from 80.5% in 2014 to 74.8% in 2022 (p=0.089). There was also a reduction in participation in team sports, from 31.0% in 2014 to 15.9% in 2022 (p<0.001), and an increase in rhythmic activities, especially among girls, from 8.9% in 2014 to 17.1% in 2022 (p<0.001). These results highlight the need for policies aimed at Physical Education, promoting greater inclusion and diversity in sports practices, as well as strategies to encourage physical activity outside the school environment, in an attempt to mitigate the adverse effects caused by the restrictions during the COVID-19 pandemic and the reduction in physical activity levels among adolescents.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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