Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59171
Compartilhe esta página
Título: | Brincando com o tempo : as relações entre o videogame The Life and Suffering of Sir Brante (2021) e culturas históricas |
Autor(es): | OLIVEIRA, Lara Freire de |
Palavras-chave: | Game studies; Cultura histórica; Cultura participatória |
Data do documento: | 28-Mar-2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Lara Freire de. Brincando com o tempo: as relações entre o videogame The Life and Suffering of Sir Brante (2021) e culturas históricas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho analisa as relações entre os videogames e a memórias históricas, a partir de um estudo de caso ancorado no jogo The Life and Suffering of Sir Brante (TLSSB), desenvolvido pela empresa russa Sever Studio em 2021. Nesse jogo, tais relações são vistas de uma forma muito peculiar: tanto os desenvolvedores quanto os jogadores veem suas versões de Histórias se desenrolarem de diferentes modos para a mesma trama fictícia, ressignificando o tempo e o espaço de acordo com suas necessidades particulares e suas compreensões da História. Para compreender a profundidade do jogo em questão e sua relação com a construção contínua da História, este trabalho analisou não apenas a fonte primária do videogame Sir Brante, mas também entrevistas exclusivas com os desenvolvedores do jogo (Fyodor Slusarchuk e Dmitry Ivanov), análises do Steam e discussões dos jogadores no Discord. Sendo assim, os problemas trazidos por esta pesquisa são: podem os jogos influenciar o pensamento histórico por meio de suas narrativas e de suas brincadeiras? Como podemos observar isso em The Life and Suffering of Sir Brante? Como o respectivo jogo representa a Idade Média e outras cronologias? Ao final da pesquisa, concluímos que, em TLSSB, a História torna-se um parque de instigações e desafios, dependendo dos olhos de quem o vê, ao mesmo tempo que estimula o pensamento histórico para desafiar noções preconcebidas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59171 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc para depósito_pd_AGORA VAI.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons