Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59175
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Anco Márcio Tenório | - |
dc.contributor.author | Barreto, Otto Figueirôa Paes | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T20:31:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11T20:31:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-16 | - |
dc.identifier.citation | Barreto, Otto Figueirôa Paes. As construções mitológicas de Dioniso em As Bacantes, de Eurípides. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59175 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as construções mitológicas do personagem Dioniso e sua qualidade de deus sincrético na tragédia As Bacantes, de Eurípides. Para a análise, observamos a mitologia, dionisismo e historiografia apoiados, em especial, por Trabulsi (2004), Brandão (1987, 2022), Graves (2018), Lóia (2019), Tarzia (2019), Lira (2015), entre outros. Sobre a peça As Bacantes e o teatro, também recorremos a Aristóteles (2008), Rohden (2009) e Vernant (2000, 2006) e demais autores. Discutimos sobre a variedade de narratividades em torno das figuras de Dioniso, de Zagreu até a visita do deus à Tebas. Na análise, seguimos com a reflexão sobre mito e rito, a importância dos deuses para o teatro clássico e o comportamento do personagem Dioniso durante a peça. Refletimos como o personagem de Eurípides, o Dioniso, conecta o Oriente e o Ocidente durante a ação dramática e oferece diversas facetas de si mesmo, em especial, organizadas por um Dioniso muito próximo da figura do Zeus e de suas interpretações do século V, e por um Dioniso ctônico carregado pela tradição oriental. Assim como pensamos na catábase como estrutura principal do mito na peça. Para os conceitos de sincretismo utilizados durante a análise, nos baseamos em Canevacci (1996) e Ferretti (2007, 2014). Por fim, meditamos que Eurípides representa o personagem como plural e como uma representação da ideia abstrata de sincretismo. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | As Bacantes | pt_BR |
dc.subject | Eurípides | pt_BR |
dc.subject | Dioniso | pt_BR |
dc.subject | Mitologia | pt_BR |
dc.subject | Sincretismo | pt_BR |
dc.subject | Tragédia Grega | pt_BR |
dc.title | As construções mitológicas de Dioniso em As Bacantes, de Eurípides | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7057435020772106 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work analyzes the mythological constructions of the character Dionysus and his quality as a syncretic god in the tragedy The Bacchae, by Euripides. For the analysis, our observations on mythology, dionysianism and historiography were supported, in particular, by Trabulsi (2004), Brandão (1987, 2022), Graves (2018), Lóia (2019), Tarzia (2019), Lira (2015), and more. Regarding the play The Bacchae and the theater, we also resorted to Aristotle (2008), Rohden (2009) and Vernant (2000, 2006) and other authors. We discussed the variety of narratives around Dionysus’ figures, from Zagreus to the god's visit to Thebes. In the analysis, we expanded our reflections on myth and rite, the relevance of the gods for classical greek drama and Dionysus’ behavior as a character during the play. Then, we observed how Euripides’ character, Dionysus, connects East and West through dramatic action and offers several facets of himself, especially those organized by a Dionysus very close to the figure of Zeus and his interpretations from the 5th century, and by a chthonic Dionysus from eastern tradition. In the same way, we think of the katabasis as the main structure of the myth in the play. For the concepts of syncretism used during the analysis, we relied on Canevacci (1996) and Ferretti (2007, 2014). At last, we meditated on how Euripides’ depicted Dionysus’ character as plural and a representation of the abstract idea of syncretism. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Otto Figueirôa Paes Barreto.pdf | 367,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons