Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59188

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Evelyne Medeiros-
dc.contributor.authorCARMO, Kátia Albuquerque Vieira do-
dc.date.accessioned2024-12-13T13:05:23Z-
dc.date.available2024-12-13T13:05:23Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2024-11-16-
dc.identifier.citationCARMO, Kátia Albuquerque Vieira do. Contradições e desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social : uma reflexão a partir da realidade da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59188-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo refletir sobre os atuais desafios presentes no processo de estágio curricular supervisionado em Serviço Social, a partir da realidade da Universidade Federal de Pernambuco. Buscou-se identificar as diferentes concepções do significado do estágio supervisionado curricular para a formação profissional dos assistentes sociais na trajetória do Serviço Social no Brasil; caracterizar os principais aspectos socioeconômicos e político-ideológicos da realidade contemporânea que incidem diretamente no trabalho profissional e, consequentemente, sobre o estágio supervisionado em Serviço Social; e, por fim, relacionar as tendências socioeconômicas e político-ideológicas mais universais em curso no contexto atual com a dimensão singular da realidade do estágio supervisionado em Serviço Social na UFPE. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa-exploratória, com a apreensão de conhecimentos por meio da realização de pesquisa bibliográfica e documental. A análise do objeto foi fundamentada na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Concluímos que, no processo de estágio supervisionado, a implementação dos pressupostos defendidos no aparato legal da profissão ainda encontra dificuldades para se efetivar plenamente. Os múltiplos entraves decorrentes das transformações no mundo do trabalho impactam o exercício profissional, a formação profissional e o estágio supervisionado, que é uma parte intrínseca desses processos. Na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente, identificamos obstáculos que, aliados às adversidades enfrentadas nos campos de estágio, comprometem este componente prático-pedagógico.pt_BR
dc.format.extent90p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectExercício Profissionalpt_BR
dc.titleContradições e desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social : uma reflexão a partir da realidade da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3933883681540443pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1152297037200773pt_BR
dc.description.abstractxThe present undergraduate thesis aimed to reflect on the current challenges in the supervised curricular internship process in Social Work, based on the reality at the Federal University of Pernambuco. The study sought to identify different conceptions of the meaning of the supervised curricular internship for the professional education of social workers throughout the trajectory of Social Work in Brazil; to characterize the main socioeconomic and political-ideological aspects of contemporary reality that direct affect professional work and, consequently, the supervised internship in Social Work; and, finally, to relate the broader socioeconomic and political-ideological trends at play in the current context to the unique dimension of the reality of the supervised internship in Social Work at UFPE. In order to do this, the adopted methodology was based on a qualitative-exploratory approach, with the apprehension of knowledge through bibliographical and documentary research. The analysis of the object was grounded in the theoretical-methodological perspective of historical-dialectical materialism. We concluded that, within the supervised internship process, the implementation of the principles defended in the profession’s legal framework still faces challenges to full realization. The numerous obstacles resulting from transformations in the world of work affect professional practice, academic education, and the supervised internship, which is an intrinsic part of these processes. At the Federal University of Pernambuco, specifically, we identified obstacles that, combined with the adversities faced in the internship fields, compromise this practical-pedagogical component.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kátia Albuquerque Vieira do Carmo.pdf777,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons