Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59193

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENDONÇA, Valeria Nepomuceno Teles de-
dc.contributor.authorSILVA, Júlia Hanny Claudino de Souza e-
dc.date.accessioned2024-12-13T14:46:31Z-
dc.date.available2024-12-13T14:46:31Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2024-11-17-
dc.identifier.citationSILVA, Júlia. O papel do Serviço Social no Ministério Público de Pernambuco no assessoramento de avaliação das políticas para a infância e juventude.2024. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social – Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59193-
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo principal apreender o processo de trabalho do/a assistentes social nas Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com ênfase na função de assessoramento na avaliação de políticas públicas. Os objetivos específicos são:1) Debater o Serviço Social na área sociojurídica; 2) Compreender o processo histórico de inserção dos/as assistentes sociais no MPPE; 3) Discutir a particularidade da atuação dos/as assistentes sociais na Promotoria da Infância e Juventude do MPPE durante o processo de assessoramento e avaliação de políticas públicas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, englobando pesquisa bibliográfica e documental. A monografia está estruturada em 4 capítulos. O primeiro é a Introdução, o segundo aprofunda o Serviço Social na área sociojurídica, considerando a gênese da profissão, o terceiro resgata o processo histórico de inserção do Serviço Social no Ministério Público e no MPPE. O último capítulo é dedicado à atuação dos/as assistentes sociais do MPPE nos processos de avaliações de políticas públicas. Os resultados indicam a importância da avaliação de políticas públicas realizadas por assistentes sociais do MPPE, ao revelarem as reais condições das políticas e sua capacidade de atender as demandas e garantir direitos de crianças e adolescentes.pt_BR
dc.format.extent95 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectSociojurídicopt_BR
dc.subjectMinistério Públicopt_BR
dc.titleO papel do Serviço Social no Ministério Público de Pernambuco no assessoramento de avaliação das políticas para a infância e juventudept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2998921672928020pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7770001696976724pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph aims to apprehend the work process of social workers in the Youth and Childhood Justice Promoter's Offices of the Public Ministry of Pernambuco (MPPE), with an emphasis on the advisory role in the evaluation of public policies. The specific objectives are: 1) To discuss Social Work in the socio-legal area; 2) To understand the historical process of the insertion of social workers in the MPPE; 3) To discuss the particularities of the performance of social workers in the Youth and Childhood Promoter's Office of the MPPE during the process of advisory and evaluation of public policies. The research adopted a qualitative approach, encompassing bibliographic and documentary research. The monograph is structured into four chapters. The first chapter is the Introduction, the second delves into Social Work in the socio-legal area, considering the genesis of the profession. The third chapter traces the historical process of the insertion of Social Work in the Public Ministry and in the MPPE. The last chapter is dedicated to the performance of social workers in the MPPE in the evaluation processes of public policies. The results indicate the importance of the evaluations of public policies carried out by social workers in the MPPE, as they reveal the actual conditions of the policies and their capacity to meet demands and guarantee the rights of children and adolescents.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Júlia Hanny Claudino de Souza e Silva.pdf3,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons