Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59228

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octávio D’Azevedo-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Ian Costa-
dc.date.accessioned2024-12-17T15:16:30Z-
dc.date.available2024-12-17T15:16:30Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Ian Costa. O hiper-realismo sonoro no audiovisual paraibano contemporâneo. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59228-
dc.description.abstractEste estudo tem por propósito avaliar o uso do recurso hiper-realista na dimensão sonora das produções audiovisuais contemporâneas realizadas no estado da Paraíba. A partir da hipótese de um hiper-realismo sonoro disseminado enquanto prática estilística, avalia a irradiação dos processos estéticos através deste cenário de produção audiovisual periférico como parâmetro para mensurar a difusão dos princípios de expansão e transgressão da realidade mimética e engendramento sensório através da banda sonora como um reflexo de uma tendência estilística em larga escala. Atravessando a temporalidade das práticas digitais, determinantes para traçar o marco da contemporaneidade, estabelece apreciação em torno das construções sônicas audiovisuais realizadas neste recorte através da operacionalidade de seus agentes e dos resultados obtidos a partir destes processos, tomando por base a pesquisa de campo e análises fílmicas abalizadas por avaliações do espectro sonoro.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHiper-realismopt_BR
dc.subjectHiper-realismo sonoropt_BR
dc.subjectAudiovisual paraibanopt_BR
dc.titleO hiper-realismo sonoro no audiovisual paraibano contemporâneopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6226848643287338pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to evaluate the use of hyperrealist techniques in the sound dimension of contemporary audiovisual productions made in the state of Paraíba. Based on the hypothesis of a widespread sonic hyperrealism as a stylistic practice, it assesses the dissemination of aesthetic processes within this peripheral audiovisual production scene as a parameter to measure the diffusion of the principles of expanding and transgressing mimetic reality and sensory engagement through the soundtrack, reflecting a broader stylistic trend. By traversing the temporality of digital practices that define the contemporary era, it establishes an appreciation of the sonic constructions in audiovisual works produced within this framework through the operationality of its agents and the results obtained from these processes, grounded in field research and filmic analyses supported by evaluations of the sound spectrum.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ian Costa Cavalcanti.pdf
  Item embargado até 2026-12-18
7,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons