Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59230

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVISCONTI, Eduardo de Lima-
dc.contributor.authorSIMAS, Jorge Eduardo Collyer-
dc.date.accessioned2024-12-17T15:39:40Z-
dc.date.available2024-12-17T15:39:40Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationSIMAS, Jorge Eduardo Collyer. O violão de sete cordas: processo de criação no CD "Paulo Moura e Os Batutas". 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59230-
dc.description.abstractO presente estudo tem como principal finalidade caracterizar o processo de criação ao violão de 7 cordas na gravação ao vivo do CD Paulo Moura e Os Batutas, no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro em agosto de 1996. Para atingir tal propósito, a pesquisa toma, como objeto de referência, a descrição da execução feita nesse instrumento em três faixas selecionadas e a análise da harmonia e fraseado característico que emoldura os gêneros das peças escolhidas. A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativista, visto que os dados reais foram coletados de forma indutiva, sem uso de ferramentas estatísticas, para posterior análise, sendo o pesquisador o agente ativo na investigação e ao mesmo tempo o agente investigado. Para dar conta do seu objetivo, a pesquisa toma como referenciais teóricos PELLEGRINI (2005) e TABORDA (1995), dentre outras publicações. O contexto que envolve o registro do álbum em foco tem papel determinante no resultado obtido e é descrito para que se fizesse uma análise de aspectos musicais e psicológicos que permearam o evento mater da pesquisa. Para tanto, foi feita uma análise comparativa-dedutiva, considerando-se outras gravações, quando possível e quando a importância de outros registros justificava tal procedimento. Os resultados obtidos consideram esses aspectos e ressaltam que as conclusões representam um olhar pessoal do pesquisador quando escrevia o trabalho, levando em conta que música é algo que vai além da experiência com som e suas características de timbre, altura, duração e intensidade. Ela resulta de uma ação interativa entre instrumentistas, repertório, público e contexto da apresentação. Em cada obra focalizada, um elemento se destacou. Na valsa “Rosa”, destacaram-se as rearmonizações; no choro “Ingênuo”, inovações no fraseado; e no samba “Pelo Telefone”, maiores possibilidades rítmicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaulo Mourapt_BR
dc.subjectJorge Simaspt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.titleO violão de sete cordas : processo de criação no CD "Paulo Moura e Os Batutas"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2564519146254323pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4699380237879942pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThe main objetive of this study is to characterize the process of creating the 7-string guitar in the live recording of the CD Paulo Moura e Os Batutas, at Teatro Carlos Gomes in Rio de Janeiro in August 1996. To achieve this purpose, the research takes, as a reference object, the description of the performance performed on this instrument in three selected tracks and the analysis of the harmony and characteristic phrasing that frames the genres of the chosen pieces. The research is qualitative with an interpretive nature, since the real data were collected inductively, without the use of statistical tools, for subsequent analysis, with the researcher being the active agent in the investigation and at the same time the investigated agent. To achieve its objective, the research takes as theoretical references PELLEGRINI (2005) and TABORDA (1995), among other publications. The context surrounding the recording of the album in focus plays a determining role in the result obtained and is described so that an analysis could be made of the musical and psychological aspects that permeated the main event of the research. To this end, a comparative-deductive analysis was carried out, considering other recordings, when possible and when the importance of other records justified such a procedure. The results obtained consider these aspects and highlight that the conclusions represent a personal view of the researcher when writing the work, taking into account that music is something that goes beyond the experience with sound and its characteristics of timbre, pitch, duration and intensity. It results from an interactive action between instrumentalists, repertoire, audience and context of the performance. In each work focused on, one element stood out. In the “Rosa” waltz, the reharmonizations stood out; in the choro “Ingênuo”, innovations in phrasing; and in the samba “Pelo Telephone”, greater rhythmic possibilities.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jorge Eduardo Collyer Simas.pdf8,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons