Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59240

Compartilhe esta página

Título: Pesquisa e prática pedagógica (ppp): um olhar sobre o papel do estágio curricular na formação inicial dos estudantes do curso de pedagogia da UFPE
Autor(es): NASCIMENTO, Brenda Morais do
Palavras-chave: Estágio Curricular Obrigatório; Identidade Profissional Docente; Curso de pedagogia
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: NASCIMENTO, Brenda Morais do. PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA (PPP): UM OLHAR SOBRE O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Neste artigo buscamos compreender qual o papel dos estágios curriculares, no âmbito das disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica - PPP, para a formação da identidade profissional docente dos estudantes de Pedagogia da UFPE. Com base na pesquisa qualitativa, foi aplicado um questionário aos estudantes do curso supracitado que teve os dados, posteriormente, aprofundados mediante uma entrevista semi-estruturada. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como resultado, a ratificação da importância das PPPs na construção da identidade docente, ao proporcionarem as aproximações e distanciamentos com o futuro campo de atuação profissional, existindo algumas ressalvas em relação à forma de organização do componente curricular. Tornando evidente a necessidade de repensar a forma como as PPPs têm sido trabalhadas, visando melhor atender à realidade dos estudantes em formação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59240
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Brenda Morais do Nascimento.pdf396,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons