Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59267

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO JÚNIOR, Anastácio Borges de-
dc.contributor.authorGOMES, Rafael Farias-
dc.date.accessioned2024-12-19T20:43:46Z-
dc.date.available2024-12-19T20:43:46Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.date.submitted2024-12-18-
dc.identifier.citationGOMES, Rafael Farias. O papel dos argumentos sofísticos no ensino de filosofia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59267-
dc.description9,0pt_BR
dc.description.abstractO texto propõe que a análise de argumentos sofísticos no Ensino de Filosofia pode ser uma ferramenta para reconhecermos más explicações. Visando esclarecer melhor a estrutura formal de argumentos falaciosos que são utilizados muitas vezes no processo de má explicações ou charlatanismo, este texto tem como objetivo analisar esse tipo de argumento aplicado ao Ensino de Filosofia em um contexto interdisciplinar. Para tanto, este trabalho utilizou uma análise conceitual dos Segundos Analíticos de Aristóteles e a sua teoria da demonstração científica. Em seguida, foi exposto os três tipos de argumentos sofísticos que Aristóteles desenvolveu aplicados em problemas do nosso contexto atual. Concluindo, assim, que o papel dos argumentos sofísticos no ensino de filosofia é uma ótima ferramenta para a análise e compreensão de argumentos inválidos ou incorretos em contextos interdisciplinares, como também para más explicações científicas.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFilosofia antigapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleO papel dos argumentos sofísticos no ensino de filosofiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2547281458912828pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7168494762894151pt_BR
dc.description.abstractxThe analysis of sophistical arguments in the teaching of philosophy can serve as a tool for recognizing bad explanations. Aimed at providing a clearer understanding of the formal structure of sophistical arguments often employed in the process of bad explanation or quackery, this text seeks to analyze such arguments in the context of interdisciplinary education in philosophy. To achieve this, the study employs a conceptual analysis of Aristotle's Posterior Analytics and his theory of scientific demonstration. The three types of sophistical arguments developed by Aristotle are explored in relation to contemporary issues. In conclusion, this work asserts that the role of sophistic arguments in philosophy education is an excellent tool for the analysis and comprehension of sophistical or incorrect arguments, as well as for identifying sophistic scientific explanations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rafael Farias Gomes.pdf605,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons