Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59269

Compartilhe esta página

Título: A influência do tempo de tela no desenvolvimento motor e de fala em crianças na primeira infância: um estudo de revisão.
Autor(es): PIMENTEL, Ana Carolina de Araujo
Palavras-chave: tempo de tela; desenvolvimento motor; desenvolvimento de fala; primeira infância
Data do documento: 30-Set-2024
Citação: PIMENTEL, Ana Carolina de Araujo. A influência do tempo de tela no desenvolvimento motor e de fala em crianças na primeira infância: um estudo de revisão. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Educacão Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: Este trabalho investiga a influência do tempo de tela no desenvolvimento motor e de fala na primeira infância. Com o advento das tecnologias digitais, crianças têm sido expostas a dispositivos eletrônicos em idades cada vez mais precoces, levantando preocupações sobre os impactos desta exposição em seu desenvolvimento. Através de uma revisão bibliográfica e análise de estudos recentes, este trabalho busca compreender as possíveis consequências do uso excessivo de telas em crianças de 0 a 6 anos e fornece recomendações para pais e educadores. Método: Trata-se de uma revisão literária, onde foi empregada a estratégia PICO para formular a seguinte pergunta norteadora: “Como o tempo de tela influencia o desenvolvimento motor e de fala na primeira infância, e quais são as implicações para a prática educativa e as políticas de saúde pública?". Ademais, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Portal Periódicos CAPES, MEDLINE/PuBMeD, Scientific Electronic Library Online (SciELO), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: Embora haja uma relação entre o tempo de tela e os atrasos no desenvolvimento, não se pode afirmar que o uso de telas seja a causa direta. Há necessidade de estudos longitudinais para esclarecer essas relações de causalidade. Enquanto isso, recomenda-se reduzir o tempo de tela, aumentar a interação entre cuidadores e crianças, e promover atividades físicas para mitigar possíveis efeitos negativos. Conclusão: Embora as evidências sejam consistentes quanto aos efeitos negativos do uso excessivo de telas, deve-se ressaltar que a maioria dos estudos utiliza métodos transversais, o que limita as conclusões sobre a direcionalidade das associações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59269
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC AN CAROLINA DE ARAUJO PIMENTEL.TCC.pdf425,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons