Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59316

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorBEZERRA, Maria Larissa de Melo-
dc.date.accessioned2024-12-26T16:17:10Z-
dc.date.available2024-12-26T16:17:10Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-12-18-
dc.identifier.citationBEZERRA, Maria Larissa de Melo. Gestos e irrupções das crianças com deficiências : (des)caminhos possíveis para inclusão no território da educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59316-
dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida propõe uma reflexão sensível sobre a infância e a inclusão na educação infantil, ancorada em pensadores como Walter Kohan (2003, 2007, 2014, 2015, 2017), Skliar (2003), Pagni (2015, 2017) e Jacques Derrida (2003). Tecendo como objetivo cartografar os gestos, e as irrupções das crianças com deficiência, entendendo-os como manifestações de uma infância que escapa às normas e que rompe com as formas tradicionais de inclusão. Walter Kohan (2014) nos move a pensar a infância como uma condição da existência humana, um tempo não cronológico que resiste às linearidades do tempo Khrónos. Esse tempo, que Kohan (2014) chama de aiónico, revela-se na experiência cotidiana das crianças, que criam e recriam mundos por meio de seus gestos. A pesquisa, inspirada na cartografia, propõe-se a seguir esses movimentos, buscando novos modos de pensar e habitar o território da educação infantil. Ao acompanhar quatro crianças com deficiência em uma escola municipal do Agreste Pernambucano, o estudo nos move a perceber que seus gestos rompem com a previsibilidade da rotina escolar, instaurando novas formas de estar no mundo. As irrupções dessas crianças nos instigam a pensar sobre a inclusão não como integração, mas como transformação do espaço educativo. Por fim, o estudo indica, que a inclusão envolve um ato de “hospitalidade incondicional” (Derrida, 2003). Trata-se de acolher a diferença sem imposições, permitindo que o espaço escolar seja atravessado pela potência criativa da infância. Dessa forma, o território da educação infantil se torna um lugar de reinvenção, onde a diferença é celebrada como força transformadora.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleGestos e irrupções das crianças com deficiências: (des)caminhos possíveis para inclusão no território da educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6364530278611389pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.description.abstractxThe research proposes a sensitive reflection on childhood and inclusion in early childhood education, anchored in thinkers such as Walter Kohan (2003, 2007, 2014, 2015, 2017), Skliar (2003), Pagni (2015) e Jacques Derrida (2003). The objective is to follow the gestures, irruptions and establishments of children with disabilities, understanding them as manifestations of a childhood that escapes the norms and breaks with traditional forms of inclusion. Walter Kohan moves us to think about childhood as a condition of human existence, a non-chronological time that resists the linearities of Khrónos time. This time, which Kohan calls aionic, reveals itself in the daily experience of children, who create and recreate worlds through their gestures. The research, inspired by cartography, aims to follow these movements, seeking new ways of thinking and inhabiting the territory of early childhood education. By observing four children with disabilities in a municipal school in Agreste Pernambucano, the study reveals that their gestures break with the predictability of the school routine, establishing new ways of being in the world. The outbursts of these children encourage us to think about inclusion not as integration, but as a transformation of the educational space. Finally, the study concludes, in the light of Derrida, that inclusion is an act of unconditional hospitality. It is about embracing difference without impositions, allowing the school space to be permeated by the creative power of childhood. In this way, the territory of early childhood education becomes a place of reinvention, where diversity is celebrated as a transformative force.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Larissa de Melo Bezerra-1.pdf290,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons