Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59318

Compartilhe esta página

Título: Família: um estudo sobre a parceria com a comunidade escolar para desenvolvimento de uma educação inclusiva de qualidade.
Autor(es): SILVA, Myllena Náthally
Palavras-chave: Família educação inclusiva.; Relação família e escola; Educação inclusiva
Data do documento: 14-Out-2024
Citação: SILVA, Myllena Náthally. Família: um estudo sobre a parceria com a comunidade escolar para desenvolvimento de uma educação inclusiva de qualidade. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: RESUMO: A pesquisa investiga como a parceria entre família e escola pode melhorar a educação inclusiva para crianças com deficiência, destacando a importância do envolvimento familiar no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Para isso, a pesquisa tem por objetivo: compreender a influência da família nos processos de ensino-aprendizagem; com base nisso, traçam-se os seguintes objetivos específicos: identificar qual o papel da família no desenvolvimento do sujeito; analisar a relação família e escola e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram realizados por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, fundamentada em uma análise documental de estudos anteriores publicados na plataforma do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - UFSCar (PPGEEs) para explorar essa relação. A pesquisa propõe que a colaboração efetiva entre esses dois núcleos é crucial para promover uma educação de qualidade sugerindo que a presença ativa da família no ambiente escolar beneficia a aprendizagem e a inclusão social dos alunos, concluindo que a participação ativa da família é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59318
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MYLLENA NÁTHALLY SILVA..pdf215,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons