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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59329
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Thiago Ramos de | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Layane Dutra Malagueta | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-27T18:25:04Z | - |
dc.date.available | 2024-12-27T18:25:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Layane Dutra Malagueta. Escolas inclusivas e bilíngues: análise comparativa das políticas educacionais e seus impactos na educação de surdos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59329 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda a evolução e a implementação de políticas educacionais voltadas para a educação de surdos no Brasil. O estudo analisa a eficácia da educação especial na perspectiva inclusiva e bilíngue, destacando como a adoção da Libras como língua de instrução contribui para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças surdas, além de reconhecer e valorizar a cultura da comunidade surda. Além disso, o trabalho discute os desafios enfrentados para o cumprimento das leis, para que garantam uma inclusão efetiva de pessoas surdas em escolas regulares, desafios esses como a escassez de professores qualificados, a infraestrutura inadequada e as desigualdades regionais, propondo a educação bilíngue como o caminho mais adequado para a inclusão plena e unilateral. Para além, identifica que a educação bilíngue apresenta resultados mais eficazes em termos de inclusão social e desenvolvimento cognitivo das crianças surdas em relação à educação inclusiva, que muitas vezes não inclui o aluno de fato, tendo em vista que inserir um aluno surdo em uma sala de aula com ouvintes, contando com um intérprete atuando apenas como um tradutor, deixando a língua de sinais como língua secundária, desvalorizando dessa forma a cultura surda. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.title | Escolas inclusivas e bilíngues: análise comparativa das políticas educacionais e seus impactos na educação de surdos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6136357046032745 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8891142340190154 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Layane Dutra Malagueta Vieira.pdf | 258,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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