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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Thiago Ramos de-
dc.contributor.authorVIEIRA, Layane Dutra Malagueta-
dc.date.accessioned2024-12-27T18:25:04Z-
dc.date.available2024-12-27T18:25:04Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-11-21-
dc.identifier.citationVIEIRA, Layane Dutra Malagueta. Escolas inclusivas e bilíngues: análise comparativa das políticas educacionais e seus impactos na educação de surdos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59329-
dc.description.abstractO presente artigo aborda a evolução e a implementação de políticas educacionais voltadas para a educação de surdos no Brasil. O estudo analisa a eficácia da educação especial na perspectiva inclusiva e bilíngue, destacando como a adoção da Libras como língua de instrução contribui para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças surdas, além de reconhecer e valorizar a cultura da comunidade surda. Além disso, o trabalho discute os desafios enfrentados para o cumprimento das leis, para que garantam uma inclusão efetiva de pessoas surdas em escolas regulares, desafios esses como a escassez de professores qualificados, a infraestrutura inadequada e as desigualdades regionais, propondo a educação bilíngue como o caminho mais adequado para a inclusão plena e unilateral. Para além, identifica que a educação bilíngue apresenta resultados mais eficazes em termos de inclusão social e desenvolvimento cognitivo das crianças surdas em relação à educação inclusiva, que muitas vezes não inclui o aluno de fato, tendo em vista que inserir um aluno surdo em uma sala de aula com ouvintes, contando com um intérprete atuando apenas como um tradutor, deixando a língua de sinais como língua secundária, desvalorizando dessa forma a cultura surda.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.titleEscolas inclusivas e bilíngues: análise comparativa das políticas educacionais e seus impactos na educação de surdos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6136357046032745pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8891142340190154pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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