Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59380

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Jaqueline Barbosa da-
dc.contributor.authorSilva, Luan Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-01-06T16:48:59Z-
dc.date.available2025-01-06T16:48:59Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.date.submitted2024-12-31-
dc.identifier.citationSILVA, Luan Ferreira da. Narrar-se e formar-se: movimentos aprendentes de profissionais de apoio à inclusão escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59380-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo compreender as identidades formativas de Profissionais de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE) no desempenho da atividade com o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) assim, busca identificar as experiências da trajetória formativa do referido profissional. A investigação tem uma abordagem qualitativa, com enfoque na pesquisa-formação, onde pesquisadores e colaboradores dialogam no processo de construção do conhecimento. Através da entrevista narrativa, identificamos suas experiências formativas, possibilitando acessar, nesse movimento, sua identidade profissional na trajetória formativa. A investigação explora o perfil de exigências do campo de atuação e os processos formativos que compõem o arcabouço de experiências dos/as colaboradores/as e os sentidos e significados construídos no exercício da função de PAIE. Os/as colaboradores/a atribuem sentidos e significados ao PAIE e recobram uma posição mais comprometida por parte da instituição contratante e revelam que a invisibilidade sobre o PAIE afeta não somente sua atuação mas também limita o seu impacto transformador no espaço escolar. Partindo das narrativas, apresentamos reflexões inconclusivas e apontamentos impulsionados à continuidade de novas investigações.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfissional de Apoio à Inclusão Escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDialogicidadept_BR
dc.subjectPesquisa (auto)-biográficapt_BR
dc.titleNarrar-se e formar-se: movimentos aprendentes de profissionais de apoio à inclusão escolar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7355353257433029pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1521329074785824pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_LUAN FERREIRA DA SILVA (1).pdf267,74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons