Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59380
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Jaqueline Barbosa da | - |
dc.contributor.author | Silva, Luan Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T16:48:59Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T16:48:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luan Ferreira da. Narrar-se e formar-se: movimentos aprendentes de profissionais de apoio à inclusão escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59380 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo compreender as identidades formativas de Profissionais de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE) no desempenho da atividade com o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) assim, busca identificar as experiências da trajetória formativa do referido profissional. A investigação tem uma abordagem qualitativa, com enfoque na pesquisa-formação, onde pesquisadores e colaboradores dialogam no processo de construção do conhecimento. Através da entrevista narrativa, identificamos suas experiências formativas, possibilitando acessar, nesse movimento, sua identidade profissional na trajetória formativa. A investigação explora o perfil de exigências do campo de atuação e os processos formativos que compõem o arcabouço de experiências dos/as colaboradores/as e os sentidos e significados construídos no exercício da função de PAIE. Os/as colaboradores/a atribuem sentidos e significados ao PAIE e recobram uma posição mais comprometida por parte da instituição contratante e revelam que a invisibilidade sobre o PAIE afeta não somente sua atuação mas também limita o seu impacto transformador no espaço escolar. Partindo das narrativas, apresentamos reflexões inconclusivas e apontamentos impulsionados à continuidade de novas investigações. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Profissional de Apoio à Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Dialogicidade | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa (auto)-biográfica | pt_BR |
dc.title | Narrar-se e formar-se: movimentos aprendentes de profissionais de apoio à inclusão escolar. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7355353257433029 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1521329074785824 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_LUAN FERREIRA DA SILVA (1).pdf | 267,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons