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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59381

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorBEZERRA, Victor Eduardo Calado-
dc.date.accessioned2025-01-06T17:12:46Z-
dc.date.available2025-01-06T17:12:46Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.date.submitted2025-01-01-
dc.identifier.citationBEZERRA, Victor Eduardo Calado. Personalidades na matemática: a história da matemática como inclusão de gênero e sexualidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59381-
dc.description.abstractFaz-se mister destacar que a história da matemática é, sem dúvida, uma ferramenta fundamental tanto para a compreensão da evolução da ciência quanto para o desenvolvimento de uma visão mais ampla e inclusiva do conhecimento matemático. Este trabalho tem como objetivo analisar as possíveis contribuições da história de personalidades, sujeitos, protagonistas, indivíduos da matemática para promover reflexões quanto a gênero e sexualidade em aulas de matemática. Esse objetivo é relevante por sua capacidade de inserir conteúdos matemáticos a temas sociais urgentes, como a inclusão e o respeito à diversidade, desmistificando estereótipos e promovendo práticas pedagógicas mais equitativas. A justificativa da pesquisa destaca sua importância acadêmica, contribuindo para o avanço da educação matemática, a formação docente e a transformação de práticas educacionais e discursos acadêmicos, ao abordar a inclusão e a diversidade no ensino da matemática. A metodologia adotada foi um estudo de caso de natureza qualitativa, desenvolvido com estudantes de uma escola pública de ensino médio no município de Caruaru com a presença da professora da turma. A pesquisa incluiu a aplicação de um plano de aula elaborado com foco na inclusão da história da matemática e questões de gênero e sexualidade. Durante a aula, foram utilizadas estratégias dinâmicas, como jogos da memória com personalidades históricas da matemática e atividades interativas em grupo. A aula foi observada pela professora da turma, que posteriormente respondeu a um questionário para registrar suas percepções. Os resultados mostram que a abordagem promoveu um ambiente inclusivo, especialmente para estudantes LGBTQIAPN+, fortalecendo o sentimento de pertencimento e respeito e estimulando maior interesse pela disciplina. Atividades como a encenação teatral sobre mulheres na matemática demonstraram o potencial da história da matemática para estimular reflexões sobre igualdade e diversidade, contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva. No entanto, a pesquisa também revelou desafios, como a necessidade de formação docente contínua sobre questões de gênero e sexualidade e a resistência familiar a esses temas. A professora observou a carência de discussões sobre a história de mulheres matemáticas em sua própria formação e enfatizou a importância de revisitar constantemente as metodologias para integrar esses debates ao currículo escolar. Por fim, a história de algumas personalidades da matemática se mostrou uma ferramenta para promover reflexões sobre inclusão e diversidade, ao evidenciar as barreiras enfrentadas por indivíduos de diferentes identidades no campo científico. Esse enfoque contribui não apenas para o ensino da matemática, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLgbtfobiapt_BR
dc.subjectMisoginiapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectGrupos Minoritáriospt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titlePersonalidades na matemática: a história da matemática como inclusão de gênero e sexualidade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6041265695203191pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxIt is important to emphasize that the history of mathematics is, without a doubt, a fundamental tool for both understanding the evolution of science and developing a broader and more inclusive view of mathematical knowledge. This work aims to analyze the possible contributions of the history of personalities, subjects, protagonists, and individuals in mathematics to promote reflections on gender and sexuality in mathematics classes. This objective is relevant due to its ability to insert mathematical content into urgent social issues, such as inclusion and respect for diversity, demystifying stereotypes and promoting more equitable pedagogical practices. The justification for the research highlights its academic importance, contributing to the advancement of mathematics education, teacher training, and the transformation of educational practices and academic discourses, by addressing inclusion and diversity in mathematics teaching. The methodology adopted was a qualitative case study, developed with students from a public high school in the city of Caruaru, with the presence of the class teacher. The research included the application of a lesson plan designed with a focus on the inclusion of the history of mathematics and issues of gender and sexuality. During the class, dynamic strategies were used, such as memory games with historical figures in mathematics and interactive group activities. The class was observed by the class teacher, who later answered a questionnaire to record her perceptions. The results show that the approach promoted an inclusive environment, especially for LGBTQIAPN+ students, strengthening the feeling of belonging and respect and stimulating greater interest in the subject. Activities such as the theatrical performance about women in mathematics demonstrated the potential of the history of mathematics to stimulate reflections on equality and diversity, contributing to more effective learning. However, the research also revealed challenges, such as the need for ongoing teacher training on gender and sexuality issues and family resistance to these topics. The teacher noted the lack of discussions about the history of female mathematicians in her own training and emphasized the importance of constantly revisiting methodologies to integrate these debates into the school curriculum. Finally, the history of some personalities in mathematics proved to be a tool to promote reflections on inclusion and diversity, by highlighting the barriers faced by individuals with different identities in the scientific field. This approach contributes not only to the teaching of mathematics, but also to the construction of a more just and egalitarian society.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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