Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59382
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | MOTA, Maria Elvira de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T17:48:40Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T17:48:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-03 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Maria Elvira de Almeida. Um panorama de pesquisas sobre recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. 2025. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59382 | - |
dc.description.abstract | Este artigo traz uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no quadro de um Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Objetivou mapear pesquisas que contemplam recursos, materiais e não materiais, selecionados, construídos e utilizados por professores(as) para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Define-se o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES como fonte de pesquisa para constituir o corpus de análise. Utiliza-se, inicialmente, a expressão “Educação Matemática” e “Educação do Campo” como palavras-chave para, posteriormente, proceder a leitura de títulos, resumos e metodologias e resultados das pesquisas encontradas, com o intuito de identificar aquelas que se relacionam com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, o corpus de estudo foi constituído por seis pesquisas que apontam para a relevância dos recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Os resultados obtidos apontam para a necessidade por um lado, de realização de novas pesquisas mesmo que abranjam as principais características do campesinato brasileiro e, por outro, de implementação de estratégias de ensino que promovam a inclusão e a valorização da diversidade cultural, econômica e social das comunidades camponesas. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Recursos | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.title | Um panorama de pesquisas sobre recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do campo. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3138083081467385 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Área: Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA - Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA ELVIRA DE ALMEIDA MOTA.pdf | 396,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons