Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59382

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorMOTA, Maria Elvira de Almeida-
dc.date.accessioned2025-01-06T17:48:40Z-
dc.date.available2025-01-06T17:48:40Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2025-01-03-
dc.identifier.citationMOTA, Maria Elvira de Almeida. Um panorama de pesquisas sobre recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. 2025. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59382-
dc.description.abstractEste artigo traz uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no quadro de um Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Objetivou mapear pesquisas que contemplam recursos, materiais e não materiais, selecionados, construídos e utilizados por professores(as) para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Define-se o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES como fonte de pesquisa para constituir o corpus de análise. Utiliza-se, inicialmente, a expressão “Educação Matemática” e “Educação do Campo” como palavras-chave para, posteriormente, proceder a leitura de títulos, resumos e metodologias e resultados das pesquisas encontradas, com o intuito de identificar aquelas que se relacionam com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, o corpus de estudo foi constituído por seis pesquisas que apontam para a relevância dos recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Os resultados obtidos apontam para a necessidade por um lado, de realização de novas pesquisas mesmo que abranjam as principais características do campesinato brasileiro e, por outro, de implementação de estratégias de ensino que promovam a inclusão e a valorização da diversidade cultural, econômica e social das comunidades camponesas.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectRecursospt_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleUm panorama de pesquisas sobre recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do campo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3138083081467385pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.subject.cnpqÁrea: Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA - Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA ELVIRA DE ALMEIDA MOTA.pdf396,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons