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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59386
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FRANÇA, Tereza Luiza de | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Juan Lucas Cariolano | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T19:03:04Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T19:03:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-06 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Juan. PRÁTICAS CORPORAIS COM LUDICIDADE: Sentidos e Significados para a Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59386 | - |
dc.description | 8,6 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo "Práticas Corporais com Ludicidade: Sentidos e Significados para a Educação Infantil” explora como as práticas corporais, mediadas pela ludicidade, expressam sentidos e significados na Educação Infantil. A pesquisa adota uma abordagem crítica-humanizadora, que considera a criança como um ser completo, cujas dimensões físicas, emocionais, cognitivas e sociais se interligam de forma indissociável. O estudo enfatiza a importância das práticas corporais — como jogos, brincadeiras, danças, esportes e outras atividades motoras — enquanto expressões culturais ricas em significados que ajudam na construção da identidade e promovem a inclusão. Essas práticas são compreendidas como experiências educativas que vão além do simples movimento, incorporando elementos sociais e emocionais que permitem à criança explorar o mundo de maneira integrada. A ludicidade é apresentada como uma abordagem pedagógica fundamental para que essas atividades sejam significativas, promovendo o engajamento, a criatividade e o senso de cooperação. Metodologicamente, o trabalho é baseado em uma pesquisa qualitativa, ancorada em revisão bibliográfica e análise de autores clássicos e contemporâneos. Os resultados indicam que, ao incorporar a ludicidade nas práticas corporais, é possível criar um ambiente educativo que respeite e valorize a criança em sua totalidade. O estudo destaca, ainda, a importância de um ambiente escolar que promova essas práticas de forma intencional e planejada, e de educadores capacitados para atuar como mediadores nesse processo. Em conclusão, o estudo reforça que as práticas corporais com ludicidade são mais do que estratégias pedagógicas; elas são elementos centrais para uma educação que respeita a criança como um ser integral. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Práticas Corporais | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura Corporal | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | PRÁTICAS CORPORAIS COM LUDICIDADE: Sentidos e Significados para a Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CORREIA, Sandra Cristhianne França | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8809406318062867 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study "Body Practices with Playfulness: Meanings and Significance for Early Childhood Education" explores how body practices, mediated by playfulness, express meanings and significance in Early Childhood Education. The research adopts a critical-humanizing approach, which considers the child as a whole being, whose physical, emotional, cognitive, and social dimensions are inseparably interconnected. The study emphasizes the importance of body practices—such as games, play, dance, sports, and other motor activities—as culturally rich expressions that aid in identity formation and promote inclusion. These practices are understood as educational experiences that go beyond simple movement, incorporating social and emotional elements that allow children to explore the world in an integrated way. Playfulness is presented as a fundamental pedagogical approach to make these activities meaningful, fostering engagement, creativity, and a sense of cooperation. Methodologically, the work is based on qualitative research, anchored in a bibliographic review and analysis of classical and contemporary authors. The results indicate that by incorporating playfulness into body practices, it is possible to create an educational environment that respects and values the child in their entirety. The study also highlights the importance of a school environment that intentionally and thoughtfully promotes these practices, along with trained educators to act as mediators in this process. In conclusion, the study reinforces that body practices with playfulness are more than pedagogical strategies; they are central elements for an education that respects the child as a whole being. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9013851839614510 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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