Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59390
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Letícia França dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T01:33:24Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T01:33:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Letícia França dos. Ensino superior e maternidade: desafios e possibilidades na permanência de mulheres mães em matemática-licenciatura/CAA/UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59390 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga os desafios e estratégias de mães universitárias do curdo de Matemática-Licenciatura da UFPE/CAA, na conciliação entre a maternidade e os estudos, com foco em alunas e ex-alunas do curso de graduação, com filhos de até seis anos de idade durante sua trajetória acadêmica. Por meio de uma pesquisa qualitativa baseada na análise de conteúdo de questionários aplicados, foi possível identificar dificuldades significativas, como exaustão mental, falta de tempo para estudos, conflitos emocionais e falta de informações e apoio provenientes da instituição de ensino. Enquanto algumas participantes puderam contar com apoio familiar para seguir com seus estudos, outras enfrentaram maiores barreiras, especialmente em momentos decisivos, como semanas de avaliação e a reta final do curso. A pesquisa revela a importância de políticas institucionais mais eficazes, incluindo flexibilização acadêmica, espaços de acolhimento e suporte adequado para mães estudantes e melhor instrução e funcionamento das políticas públicas já existentes. Conclui-se que a implementação dessas medidas poderia contribuir para a permanência e o bem-estar das alunas, garantindo que suas responsabilidades maternas não inviabilizem a continuidade da formação acadêmica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Maternidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Desafios acadêmicos | pt_BR |
dc.title | Ensino superior e maternidade: desafios e possibilidades na permanência de mulheres mães em matemática-licenciatura/CAA/UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work investigates the challenges and strategies of university mothers of the Kurdish Mathematics-Graduation course at UFPE/CAA, in reconciling motherhood and studies, focusing on students and former students of the undergraduate course, with children up to six years of age. age during their academic career. Through qualitative research based on content analysis of applied questionnaires, it was possible to identify significant difficulties, such as mental exhaustion, lack of time for studies, emotional conflicts and lack of information and support from the educational institution. While some participants were able to count on family support to continue their studies, others faced greater barriers, especially at decisive moments, such as assessment weeks and the final stretch of the course. The research reveals the importance of more effective institutional policies, including academic flexibility, welcoming spaces and adequate support for student mothers and better instruction and the functioning of existing public policies. It is concluded that the implementation of these measures could contribute to the permanence and well-being of students, ensuring that their maternal responsibilities do not make it impossible to continue their academic training. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Letícia França dos Santos.pdf | 412,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons