Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59414
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
| dc.contributor.author | BARROS, Luciana Nascimento de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-09T00:17:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-09T00:17:57Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
| dc.date.submitted | 2025-01-08 | - |
| dc.identifier.citation | BARROS, Luciana Nascimento de. Como a relação do cotidiano do aluno com a problematização matemática pode contribuir para aprendizagem dos estudantes nas escolas do campo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59414 | - |
| dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo principal analisar como a contextualização a partir de elementos do cotidiano dos estudantes de escolas do campo, em atividades de multiplicação, contribui para a sua aprendizagem, a partir de alguns estudos e levantamentos de dados, realizado em uma escola do campo através de uma pesquisa qualitativa em uma cidade localizada no agreste de Pernambuco, levando em consideração como principais referenciais teóricos a Educação do Campo Caldart (2002), a etnomatemática com D’ambrosio (2002), educação matemática crítica com Skovsmose (2007) e a multiplicação com Gonçalves (2003). O presente trabalho apresenta os levantamentos de dados, através da aplicação de uma lista com exercícios ligados à multiplicação envolvendo três realidades diferentes, problemas com contexto fora da realidade dos estudantes, o cálculo direto com o algoritmo usual, e por fim, exercício com o enunciado, ligados diretamente com a realidade dos estudantes. Após essa aplicação, ocorreu a análise dos resultados obtidos, para identificar como a ligação dos conteúdos com o contexto social ao qual os alunos estão inseridos, podem contribuir para o desenvolvimento de um grupo de estudantes nas escolas do campo. Como resultado, obtivemos que a relação do cotidiano dos estudantes das escolas do campo e a valorização de suas vivências na sala de aula, contribuem para uma aprendizagem de maneira mais significativa. | pt_BR |
| dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
| dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
| dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| dc.subject | Escolas do campo | pt_BR |
| dc.subject | Multiplicação | pt_BR |
| dc.subject | Operação | pt_BR |
| dc.title | Como a relação do cotidiano do aluno com a problematização matemática pode contribuir para aprendizagem dos estudantes nas escolas do campo. | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3039281998553652 | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
| dc.description.abstractx | The main objective of the research is to analyze how contextualization based on elements of the daily lives of rural school students, in multiplication activities, contributes to their learning, based on some studies and data collections, carried out in a rural school through qualitative research in a city located in the countryside of Pernambuco, taking into consideration as main theoretical references Education in the Countryside Caldart (2002), ethnomathematics with D'ambrosio (2002), critical mathematical education with Skovsmose (2007) and multiplication with Gonçalves (2003). This work presents data collection, through the application of a list of exercises linked to multiplication involving three different realities, problems with context outside the students' reality, direct calculation with the usual algorithm, and finally, exercise with the statement , directly linked to the students’ reality. After this application, the results obtained were analyzed to identify how the connection of content with the social context in which the students are inserted can contribute to the development of a group of students in rural schools. As a result, we found that the daily relationship of students in rural schools and the appreciation of their experiences in the classroom contribute to learning in a more meaningful way. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Luciana Nascimento de Barros ..pdf | 708,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

