Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59414

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorBARROS, Luciana Nascimento de-
dc.date.accessioned2025-01-09T00:17:57Z-
dc.date.available2025-01-09T00:17:57Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.date.submitted2025-01-08-
dc.identifier.citationBARROS, Luciana Nascimento de. Como a relação do cotidiano do aluno com a problematização matemática pode contribuir para aprendizagem dos estudantes nas escolas do campo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59414-
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo principal analisar como a contextualização a partir de elementos do cotidiano dos estudantes de escolas do campo, em atividades de multiplicação, contribui para a sua aprendizagem, a partir de alguns estudos e levantamentos de dados, realizado em uma escola do campo através de uma pesquisa qualitativa em uma cidade localizada no agreste de Pernambuco, levando em consideração como principais referenciais teóricos a Educação do Campo Caldart (2002), a etnomatemática com D’ambrosio (2002), educação matemática crítica com Skovsmose (2007) e a multiplicação com Gonçalves (2003). O presente trabalho apresenta os levantamentos de dados, através da aplicação de uma lista com exercícios ligados à multiplicação envolvendo três realidades diferentes, problemas com contexto fora da realidade dos estudantes, o cálculo direto com o algoritmo usual, e por fim, exercício com o enunciado, ligados diretamente com a realidade dos estudantes. Após essa aplicação, ocorreu a análise dos resultados obtidos, para identificar como a ligação dos conteúdos com o contexto social ao qual os alunos estão inseridos, podem contribuir para o desenvolvimento de um grupo de estudantes nas escolas do campo. Como resultado, obtivemos que a relação do cotidiano dos estudantes das escolas do campo e a valorização de suas vivências na sala de aula, contribuem para uma aprendizagem de maneira mais significativa.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectOperaçãopt_BR
dc.titleComo a relação do cotidiano do aluno com a problematização matemática pode contribuir para aprendizagem dos estudantes nas escolas do campo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3039281998553652pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of the research is to analyze how contextualization based on elements of the daily lives of rural school students, in multiplication activities, contributes to their learning, based on some studies and data collections, carried out in a rural school through qualitative research in a city located in the countryside of Pernambuco, taking into consideration as main theoretical references Education in the Countryside Caldart (2002), ethnomathematics with D'ambrosio (2002), critical mathematical education with Skovsmose (2007) and multiplication with Gonçalves (2003). This work presents data collection, through the application of a list of exercises linked to multiplication involving three different realities, problems with context outside the students' reality, direct calculation with the usual algorithm, and finally, exercise with the statement , directly linked to the students’ reality. After this application, the results obtained were analyzed to identify how the connection of content with the social context in which the students are inserted can contribute to the development of a group of students in rural schools. As a result, we found that the daily relationship of students in rural schools and the appreciation of their experiences in the classroom contribute to learning in a more meaningful way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luciana Nascimento de Barros ..pdf708,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons