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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59422

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Eduarda da-
dc.date.accessioned2025-01-09T15:11:33Z-
dc.date.available2025-01-09T15:11:33Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2025-01-09-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Eduarda da. A inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática- Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59422-
dc.description.abstractEssa pesquisa teve por objetivo analisar ações que possam contribuir para o desenvolvimento acadêmico de graduandos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). Nela abordamos a Educação Inclusiva no Brasil, a Educação Inclusiva no Ensino Superior e o acesso e permanência de estudantes com NEE no Ensino Superior. Nosso estudo se constituiu de maneira descritiva com abordagem qualitativa. Diante disso, a pesquisa foi realizada com o Núcleo de Acessibilidade e seis graduandos do CAA/UFPE que possuem deficiência e/ou NEE por meio de formulários on-line específicos para cada grupo de participantes. A análise revelou que, embora existam leis que asseguram o acesso e a permanência de estudantes com deficiência e/ou NEE no Ensino Superior, muitos graduandos ainda enfrentam sérios desafios de inclusão e dificuldades em seu desempenho acadêmico devido à falta de apoio especializado. O estudo realizado indicou ações que podem ser implementadas para melhorar o desenvolvimento acadêmico desses estudantes. Essas medidas não apenas buscam organizar o ambiente acadêmico de acordo com as necessidades dos estudantes, mas também promover uma cultura institucional mais empática, que acolha e valorize as diferenças. Ao criar um ambiente inclusivo, as Instituições de Ensino Superior favorecem não apenas o direito de acesso, mas também a oportunidade de sucesso na trajetória acadêmica para todos os alunos.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectNúcleo De Acessibilidadept_BR
dc.titleA inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze actions that can contribute to the academic development of undergraduates with Specific Educational Needs (SEN) at the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco (CAA/UFPE). In it we address Inclusive Education in Brazil, Inclusive Education in Higher Education and the access and retention of students with SEN in Higher Education. Our study was descriptive with a qualitative approach. Therefore, the research was carried out with the Accessibility Center and six CAA/UFPE undergraduates who have disabilities and/or SEN through specific online forms for each group of participants. The analysis revealed that, although there are laws that ensure access and retention of students with disabilities and/or SEN in Higher Education, many graduates still face serious inclusion challenges and difficulties in their academic performance due to the lack of specialized support. The study carried out indicated actions that can be implemented to improve the academic development of these students. These measures not only seek to organize the academic environment according to students' needs, but also promote a more empathetic institutional culture, which welcomes and values ​​differences. By creating an inclusive environment, Higher Education Institutions favor not only the right of access, but also the opportunity for success in the academic trajectory for all students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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