Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59424

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALVES LUCENA, Jonia-
dc.contributor.authorSANTOS LIRA SOARES, Thiago-
dc.contributor.authorCAMPELO DE OLIVEIRA, Luciana Maria-
dc.contributor.authorBARBOSA DE ARAÚJO, Ana Nery-
dc.date.accessioned2025-01-09T18:44:07Z-
dc.date.available2025-01-09T18:44:07Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2025-01-07-
dc.identifier.citationSANTOS LIRA SOARES, Thiago. VOZ E SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DO COVID-19. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59424-
dc.description.abstractObjetivos: Analisar se há relação entre saúde mental e condições de produção vocal do professor no contexto pós pandemia. Método: Estudo observacional, transversal e analítico, realizado com 361 professores, adultos, de ambos os sexos, lotados em salas de aula de escolas públicas estaduais de um território vinculado à Gerência Regional de Educação. Foram aplicados o questionário Self Report Questionnaire (SRQ-20), para investigar questões relacionadas ao sofrimento mental; e o questionário de Condição de Produção Vocal do Professor (CPV-P), que busca entender a sua situação funcional, o ambiente de trabalho e sua organização, além de caracterizar os hábitos vocais e estilo de vida. Resultados: Os resultados apontam que, no período pós-pandemia, existem diferenças de sofrimento mental entre professores que apresentam e não apresentam distúrbio vocal, sendo o sofrimento mental observado em maior proporção em indivíduos com problemas de voz. Além disso, observa-se associação entre a situação funcional, ambiente de trabalho e organização do trabalho com a presença de distúrbios vocais. Também foram observadas correlações entre estilo de vida e sofrimento mental. Conclusão: Observa-se associação entre as condições de produção vocal e sofrimento mental em professores no contexto de pós-pandemia. Palavras-chave: Docentes; Voz; Disfonia; Saúde Mental; COVID-19.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectDisfoniapt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleVOZ E SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DO COVID-19.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0741052065717102pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9542796434773118pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0199435799800914pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6061534215418433pt_BR
dc.description.abstractxPurpose: To analyze whether there is a relationship between mental health and teachers' vocal production conditions in the post-pandemic context. Method: This is an observational, cross-sectional and analytical study, carried out with 361 adult teachers, of both sexes, working in classrooms at state schools in a territory linked to a Regional Education Management. Had been applied the Self Report Questionnaire (SRQ-20), to investigate issues related to mental suffering; and the Teacher's Vocal Production Condition questionnaire (CPV-P), that seeks to understand the functional situation, the work environment and organization, in addition to characterizing vocal habits and lifestyle. Results: The results indicate that, in the post-pandemic period, there are differences in mental suffering between teachers who have and do not have voice disorders. A higher proportion of individuals with vocal disorders were found to be in mental suffering. Furthermore, an association is observed between the functional situation, work environment and work organization with the presence of voice disorders. Correlations were also observed between lifestyle and mental suffering. Conclusion: An association is observed between vocal production conditions and mental suffering in teachers in the post-pandemic context. Keywords: Faculty; Voice; Dysphonia; Mental health; COVID-19.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fonoaudiologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VOZ E SAÃ_DE MENTAL DE PROFESSORES - THIAGO LIRA (1).pdf
  Artículo embargado hasta 2026-01-01
282,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons