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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59427

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Maria Ilk Nunes de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Bianca Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-01-09T20:37:20Z-
dc.date.available2025-01-09T20:37:20Z-
dc.date.issued2024-12-30-
dc.date.submitted2025-01-08-
dc.identifier.citationCARVALHO,Bianca.Influência das ações educativas no autocuidado em pessoas com diabetes em unidade de saúde da família. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59427-
dc.description.abstractIntrodução: O autocuidado é essencial no tratamento e na busca por qualidade de vida em diabetes. Sendo necessário o incentivo e as orientações corretas para estimular a autonomia, o empoderamento e a corresponsabilização das pessoas com diabetes. Objetivo: Demonstrar como o uso de ações educativas com apoio de tecnologias educacionais influenciam no autocuidado dos usuários diabéticos da Unidade de Saúde da Família, por meio de micro intervenções e/ou acompanhamentos individuais. Metodologia: Estudo qualitativo tipo pesquisa-ação, realizado em Unidade de Saúde da Família de Recife-PE. Foram realizadas coleta de dados no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), entrevistas individuais semiestruturadas e intervenções educativas, utilizando-se de tecnologias educacionais, com a população maior de 18 anos diagnosticada com Diabetes. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin e a pesquisa-ação foi fundamentada na Teoria do Autocuidado de Orem. Resultado e Discussão: Houve predominância do sexo feminino, com 60 anos ou mais, baixa escolaridade, aposentado, com histórico familiar de diabetes. Com fatores de risco como a hipertensão, obesidade e sedentarismo com o desenvolvimento de quadros de depressão e ansiedade e de problemas oftálmicos. Há o desconhecimento do tipo de diabetes, apesar do longo tempo de diagnóstico. Os conhecimentos quanto à patologia e ao autocuidado são limitados a uma alimentação restrita e prática de exercícios físicos. Observou-se a dificuldade de compreensão da importância das ações educativas pelos usuários e a influência dessas ações com apoio das tecnologias educacionais no aprendizado, na participação e no autocuidado. Conclusão: A importância do autocuidado em pessoas com diabetes, fundamenta-se na orientação e aplicação de práticas educativas, com apoio de tecnologias educacionais, que visem proporcionar autonomia e empoderamento ao usuário, embasados nos quatro pilares: a alimentação adequada, prática de atividade física, uso correto da medicação e educação em saúde.pt_BR
dc.format.extent75 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.titleINFLUÊNCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS NO AUTOCUIDADO EM PESSOAS COM DIABETES EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3503242538447817pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7336926809754535pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Self-care is essential in the treatment and pursuit of quality of life in diabetes. Encouragement and the right guidelines are needed to encourage autonomy, empowerment and co-responsibility among people with diabetes. Objective: To demonstrate how the use of educational actions with the support of educational technologies influences the self-care of diabetic users of the Family Health Unit, through micro-interventions and/or individual follow-ups. Methodology: This was a qualitative action-research study carried out in a Family Health Unit in Recife-PE. Data was collected from the Electronic Citizen Record (PEC), individual semi-structured interviews and educational interventions, using educational technologies, with the population over 18 diagnosed with diabetes. Bardin's content analysis was used and the action research was based on Orem's Self-Care Theory. Results and Discussion: There was a predominance of females, aged 60 or over, with little schooling, retired, with a family history of diabetes. With risk factors such as hypertension, obesity and a sedentary lifestyle with the development of depression and anxiety and ophthalmic problems. There is a lack of knowledge about the type of diabetes, despite the long time since diagnosis. Knowledge of the disease and self-care is limited to a restricted diet and physical exercise. Users found it difficult to understand the importance of educational activities and the influence of these activities with the support of educational technologies on learning, participation and self-care. Conclusion: The importance of self-care for people with diabetes is based on the guidance and application of educational practices, with the support of educational technologies, which aim to provide autonomy and empowerment to the user, based on the four pillars: adequate nutrition, physical activity, correct use of medication and health education. Keywords: Health Education; Diabetes mellitus; Educational Technologies; Self-care.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-4291-1175pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

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