Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59485

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorASSUMPÇÃO, Flora Romanelli-
dc.contributor.authorARAGÃO, Patriny Cinxya Silvestre-
dc.date.accessioned2025-01-16T14:58:13Z-
dc.date.available2025-01-16T14:58:13Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationARAGÃO, Patriny Cinxya Silvestre. Corponírico. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59485-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é desenvolver um corpo poético-visual coeso de imagens através da fotografia. Empreender tal desenvolvimento através da reflexão sobre a criação de representações do corpo desnudo, enquanto símbolos da naturalização da condição humana na sociedade contemporânea, expressos e verificados através da linguagem fotográfica. Assim, buscou-se a compreensão de algumas das facetas que envolvem as representações do corpo e da corporeidade; tema ambivalente cuja controvérsia geralmente resulta na interpretação da nudez, e, sobretudo, a nudez feminina por despudorada/depravada e, em consequência disto, na censura e delimitação da exibição de seus corpos seja em manifestações artísticas, nas redes sociais, ou até nos espaços públicos. Este processo criativo parte das técnicas e práticas da fotografia para alçar em devaneios os corpos imaginados numa realidade afetiva através da senda aberta por artistas como Marta Pérez, Cris Bierrenbach e Francesca Woodman. Num diálogo tecido com um corpo teórico, por meio das obras de Isabelle Anchieta, Giorgio Agamben e Simone de Beauvoir. Tencionando a realização do processo de busca de representações alternativas sobre este corpo, ora visto e tratado como carne-espaço-lugar em sua relação de forma e materialidade, ora como canal permeado por experiências, vivências, agência, interdições — e por que não — delírio. Este corpo é também um meio de inferir questões sobre o ser no mundo em sua essência, o que é tão essencial à condição feminina. Portanto, propõe-se o desenvolvimento de processos artístico-criativos, como intervenções e/ou instalações artísticas em fotografias, experimentações, registradas e apresentadas no presente projeto gráfico. Aqui o corpo transpassa-se não só de formas poéticas e políticas, mas em especial de maneira simbólica, subjetiva e no limite, imagética e onírica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectRepresentação femininapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectNudezpt_BR
dc.subjectOníricopt_BR
dc.titleCorponíricopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2919589905571219pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to develop a cohesive poetic-visual body of images through photography. This development is undertaken by reflecting on the creation of representations of the nude body as symbols of the naturalization of the human condition in contemporary society, expressed and verified through photographic language. Thus, an understanding of some facets involving the representations of the body and corporeality was sought; an ambivalent theme whose controversy usually results in the interpretation of nudity, and especially female nudity, as shameless/depraved and consequently in the censorship and limitation of the display of their bodies, whether in artistic manifestations, on social networks, or even in public spaces. This creative process stems from the techniques and practices of photography to elevate the imagined bodies into an affective reality through the path opened by artists such as Marta Pérez, Cris Bierrenbach, and Francesca Woodman. A dialogue involved with a theoretical body, through the works of Isabelle Anchieta, Giorgio Agamben, and Simone de Beauvoir. It aims at the realization of the process of seeking alternative representations of this body, sometimes seen and treated as flesh-space-place in its relation of form and materiality, sometimes as a channel permeated by experiences, living, agency, prohibitions — and why not — delirium. This body is also a means of inferring questions about being in the world in its essence, which is so essential to the feminine condition. Therefore, the development of artistic-creative processes, such as interventions and/or artistic installations in photographs, and experiments, recorded and presented in the present graphic project, is proposed. Here the body transcends not only in poetic and political forms but especially in a symbolic, subjective manner, and ultimately in an imagetic and dreamlike way.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Patriny Cinxya Silvestre Aragão.pdf55,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons