Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59525

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Priscylla Karoline De-
dc.contributor.authorSILVA, Gisely Francelina Do Vale-
dc.date.accessioned2025-01-17T13:26:20Z-
dc.date.available2025-01-17T13:26:20Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.date.submitted2025-01-17-
dc.identifier.citationFRANCELINA, Gisely. Ressignificação do ensino de Geografia a partir do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem na educação básica: Possibilidades e entraves. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59525-
dc.description.abstractA Geografia Escolar passou por diversas transformações ao longo dos últimos séculos. Inicialmente centrada em um ensino tradicional e bancário, foi gradualmente modificada, buscando formas de atender de maneira mais completa às necessidades dos alunos diante das novas realidades. Nesse contexto, as Metodologias Ativas de Aprendizagem inserem-se no campo da Geografia Escolar diante da necessidade de atender de forma mais dinâmica, ativa e significativa o ensino desta ciência. O objetivo deste trabalho, portanto, foi analisar a Geografia Escolar e a integração das Metodologias Ativas de Aprendizagem como uma estratégia para dinamizar o ensino da disciplina. Para isso, o estudo adotou uma abordagem qualitativa através de uma pesquisa participante na qual foram realizadas aplicações e experiências em turmas da educação básica de uma instituição pública estadual, com o intuito de observar os impactos dessas metodologias na aprendizagem dos estudantes. A partir da experiência prática, foi possível constatar o impacto positivo dessas metodologias, por meio da visualização do estímulo de diversas habilidades cognitivas. Além disso, observou-se um aumento significativo no rendimento dos alunos, especialmente no que se refere à atenção e participação durante as aulas teóricas e atividades práticas. O estudo demonstrou, deste modo, que é viável a aplicação de metodologias ativas mesmo em instituições com infraestrutura limitada, embora algumas limitações possam surgir, como o acesso à internet ou a aplicação inadequada destas metodologias.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativas de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleRessignificação do ensino de Geografia a partir do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem na educação básica: Possibilidades e entravespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9909606442472594pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399667580194286pt_BR
dc.description.abstractxSchool Geography has undergone several transformations over the last few centuries. Initially centered on traditional and banking-based teaching, it has been gradually modified, seeking ways to more fully meet the needs of students in light of new realities. In this context, Active Learning Methodologies are inserted into the field of School Geography in light of the need to meet the teaching of this science in a more dynamic, active and meaningful way. The objective of this work, therefore, was to analyze School Geography and the integration of Active Learning Methodologies as a strategy to streamline the teaching of the subject. To this end, the study adopted a qualitative approach through participatory research in which applications and experiments were carried out in basic education classes of a state public institution, with the aim of observing the impacts of these methodologies on student learning. Based on practical experience, it was possible to verify the positive impact of these methodologies, through the visualization of the stimulation of several cognitive skills. In addition, a significant increase in student performance was observed, especially with regard to attention and participation during theoretical classes and practical activities. The study thus demonstrated that it is feasible to apply active methodologies even in institutions with limited infrastructure, although some limitations may arise, such as internet access or the inadequate application of these methodologies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0008-6246-3306pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Gisely_Francelina_Do_Vale_Silva.pdf2,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons