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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorSANTANA, Edla Barbosa de-
dc.date.accessioned2025-01-21T11:36:57Z-
dc.date.available2025-01-21T11:36:57Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationSANTANA, Edla Barbosa de. Competência dos estudantes para reconhecer desinformação nas redes sociais digitais – diagnóstico com ingressantes dos cursos de graduação da área da Ciência da Informação das universidades brasileiras . 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59705-
dc.description.abstractEste estudo busca diagnosticar a relação dos estudantes de graduação da área da Ciência da Informação das universidades públicas brasileiras com a as diferentes formas de desinformação, tendo em vista que, a desinformação representa parte significativa de um dos problemas mais complexos no âmbito da circulação de informações na sociedade contemporânea e os jovens são um dos grupos mais expostos a esta realidade. Com base nisso, como é que os estudantes da área da Ciência da Informação que chegam à universidade no Brasil lidam com a desinformação? Face ao que se expõe, o objetivo geral é diagnosticar a competência crítica dos estudantes para reconhecer desinformação nas redes sociais digitais e para lidar com esse ambiente informacional. Os objetivos específicos: Analisar se os alunos que chegam à universidade sabem detectar desinformação; Examinar como os alunos que chegam à universidade reagem ou se comportam quando recebem desinformação. Em relação aos seus fins esta é uma pesquisa descritiva e quanto ao método, é uma pesquisa diagnóstico. Na sua forma de avaliação é uma pesquisa quantitativa. A coletados dados foi realizada mediante aplicação de um questionário com alunos ingressantes dos cursos de graduação da área da Ciência da Informação das universidades federais do Brasil. Os resultados indicam que a Era da Informação nos confronta com novos desafios educacionais, revelando que os alunos investigados enfrentam volumes crescentes de dados provenientes de diversas fontes e que apesar da intensa conectividade dos estudantes às redes, fazendo parte de um grupo que mantém perfis há mais de três anos e que revisitam seus feeds repetidamente ao longo do dia, constata- se que isso não os transforma em especialistas na filtragem de informações disponíveis nas redes sociais. De fato, a pesquisa identificou um grupo de estudantes com dificuldades em discernir desinformação, o que nos levar a destacar, assim, a importância de preparar os acadêmicos para a aprendizagem ao longo da vida, capacitando-os a buscar informações confiáveis para qualquer tarefa ou decisão e a combater a disseminação de desinformação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectCompetência crítica em informaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de graduaçãopt_BR
dc.subjectUniversidades públicaspt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.titleCompetência dos estudantes para reconhecer desinformação nas redes sociais digitais – diagnóstico com ingressantes dos cursos de graduação da área da Ciência da Informação das universidades brasileiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6046438888199228pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to diagnose the relationship between undergraduate students in the field of Information Science from Brazilian public universities and various forms of disinformation. Considering that disinformation represents a significant part of one of the most complex problems in the circulation of information in contemporary society, and young people are among the groups most exposed to this reality. Based on this, how do Information Science students entering universities in Brazil deal with disinformation? In light of the above, the general objective is to diagnose the critical competence of students to recognize disinformation on digital social networks and to deal with this informational environment. The specific objectives are to analyze whether incoming university students can detect disinformation and examine how these students react or behave when exposed to disinformation. In terms of its purpose, this is a descriptive research, and regarding the method, it is a diagnostic study. In its evaluation form, it is a quantitative research. Data collection was carried out through the administration of a questionnaire to incoming students in undergraduate programs in the field of Information Science at federal universities in Brazil. The results indicate that the Information Age poses new educational challenges, revealing that the investigated students face increasing volumes of data from various sources. Despite the intense connectivity of students to social networks, being part of a group that maintains profiles for over three years and revisits their feeds repeatedly throughout the day, it is evident that this does not make them experts in filtering information available on social networks. Indeed, the research identified a group of students struggling to discern disinformation, emphasizing the importance of preparing academics for lifelong learning. This involves empowering them to seek reliable information for any task or decision and combating the spread of disinformation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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