Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59709

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorLIMA, Paulo Ricardo Silva-
dc.date.accessioned2025-01-21T11:48:43Z-
dc.date.available2025-01-21T11:48:43Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.identifier.citationLIMA, Paulo Ricardo Silva. Qualidade e transparência informacional: avaliação dos portais das universidades federais brasileiras. 2024. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59709-
dc.description.abstractA transparência da administração pública, incentivada pelas mudanças oriundas da sociedade da informação e dos princípios do Estado democrático, tem dentre as suas finalidades promover a disponibilidade de informações com qualidade para a sociedade para que esta possa fiscalizar e participar efetivamente das atividades e tomadas de decisões dos órgãos e combater a corrupção. Entretanto, os portais de transparência eletrônicos das universidades federais brasileiras apresentam alguns problemas relacionados à qualidade da informação, principalmente quanto à abrangência, à acessibilidade, à reutilização e à clareza, resultando assim em portais com uma transparência opaca. Outros efeitos negativos provenientes da ausência de qualidade informacional estão a falta de confiabilidade, violação de privacidade, informações em duplicidade, incompletas, ambíguas ou não acessíveis por erros técnicos, entre outros. Nessa trilha, o objetivo geral desta pesquisa é propor uma metodologia para avaliar a qualidade das informações veiculadas nos portais de transparência ativa das universidades federais brasileiras. Já os objetivos específicos são: identificar, a partir de instrumentos específicos, quais parâmetros são utilizados para a avaliação da transparência ativa da informação nos portais eletrônicos das universidades federais; desenvolver parâmetros para a avaliação da qualidade da informação nos portais de transparência das universidades federais brasileiras; verificar se o modelo combina a avaliação da qualidade e da transparência da informação pública. O percurso metodológico é delineado por uma pesquisa descritiva, no que se refere aos objetivos; pesquisa documental, quanto à coleta de dados; e, de abordagem quantitativa, quanto à avaliação. O universo da pesquisa compreendeu as universidades federais brasileiras. A amostra, por sua vez, contemplou nove universidades da região Nordeste. Os dados produzidos foram organizados em gráficos, quadros e imagens para a visualização dos principais resultados acerca da qualidade das informações das universidades. Os resultados permitiram compreender que quando se garante qualidade das informações divulgadas nos portais das universidades federais, contribui-se para o aumento da confiança e do engajamento dos cidadãos nas instituições pública, melhora a acessibilidade para as pessoas com deficiências e promove a combinação da transparência com a qualidade da informação, duas características que não podem ser desvinculadas. Nesse sentido, o uso de uma ferramenta tecnológica acessível e com parâmetros claros de avaliação da qualidade potencializa a disponibilização transparente das informações para a sociedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCritérios de qualidadept_BR
dc.subjectportais de transparênciapt_BR
dc.subjectqualidade da Informaçãopt_BR
dc.subjectuniversidades federaispt_BR
dc.titleQualidade e transparência informacional : avaliação dos portais das universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPACIOS LOZANO, Ana Reyes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2971993263632961pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThe transparency of public administration, encouraged by changes arising from the information society and the principles of the democratic State, has among its purposes to promote the availability of quality information for society so that it can monitor and effectively participate in activities and decision-making bodies and combat corruption. However, the electronic transparency portals of Brazilian federal universities present some problems related to the quality of information, mainly regarding comprehensiveness, accessibility, reuse and clarity, resulting in portals with opaque transparency. Other negative effects arising from the lack of information quality are lack of reliability, violation of privacy, duplicate, incomplete, ambiguous or inaccessible information due to technical errors, among others. Along this path, the general objective of this research is to propose a methodology to evaluate the quality of information conveyed on the active transparency portals of Brazilian federal universities. The specific objectives are: to identify, using specific instruments, which parameters are used to evaluate the active transparency of information on the electronic portals of federal universities; develop parameters for evaluating the quality of information on the transparency portals of Brazilian federal universities; verify whether the model combines the assessment of quality and transparency of public information. The methodological path is outlined by descriptive research, with regard to the objectives; documentary research, regarding data collection; and, with a quantitative approach, regarding evaluation. The research universe comprised Brazilian federal universities. The sample, in turn, included nine universities in the northeast region. The data produced was organized into graphs, tables and images to visualize the main results regarding the quality of information from universities. The results allowed us to understand that when the quality of information disclosed on federal university portals is guaranteed, it contributes to increasing citizens' trust and engagement in public institutions, improves accessibility for people with disabilities and promotes the combination of transparency with the quality of information, two characteristics that cannot be separated. In this sense, the use of an accessible technological tool with clear quality assessment parameters enhances the transparent availability of information to society.pt_BR
dc.description.abstractxLa transparencia de la administración pública, impulsada por los cambios derivados de la sociedad de la información y los principios del Estado democrático, tiene entre sus propósitos promover la disponibilidad de información de calidad para la sociedad, para que pueda monitorear y participar efectivamente en las actividades y órganos de toma de decisiones. y combatir la corrupción. Sin embargo, los portales de transparencia electrónica de las universidades federales brasileñas presentan algunos problemas relacionados con la calidad de la información, principalmente en cuanto a exhaustividad, accesibilidad, reutilización y claridad, resultando en portales con transparencia opaca. Otros efectos negativos derivados de la falta de calidad de la información son falta de confiabilidad, violación de la privacidad, información duplicada, incompleta, ambigua o inaccesible por errores técnicos, entre otros. En este camino, el objetivo general de esta investigación es proponer una metodología para evaluar la calidad de la información transmitida en los portales de transparencia activa de las universidades federales brasileñas. Los objetivos específicos son: identificar, mediante instrumentos específicos, qué parámetros se utilizan para evaluar la transparencia activa de la información en los portales electrónicos de las universidades federales; desarrollar parámetros para evaluar la calidad de la información en los portales de transparencia de las universidades federales brasileñas; verificar si el modelo combina la evaluación de la calidad y la transparencia de la información pública. El camino metodológico está trazado por la investigación descriptiva, en lo que respecta a los objetivos; investigación documental, en materia de recopilación de datos; y, con un enfoque cuantitativo, en materia de evaluación. El universo de investigación estuvo compuesto por las universidades federales brasileñas. La muestra, a su vez, incluyó a nueve universidades de la región noreste. Los datos producidos se organizaron en gráficos, tablas e imágenes para visualizar los principales resultados sobre la calidad de la información de las universidades. Los resultados permitieron comprender que cuando se garantiza la calidad de la información divulgada en los portales de las universidades federales, se contribuye a aumentar la confianza y el compromiso de los ciudadanos en las instituciones públicas, mejora la accesibilidad para las personas con discapacidad y promueve la combinación de la transparencia con la calidad de la información. , dos características que no se pueden separar. En este sentido, el uso de una herramienta tecnológica accesible y con parámetros claros de evaluación de la calidad potencia la disponibilidad transparente de información para la sociedad.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7081226112004390pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Paulo Ricardo Silva Lima.pdf8,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons