Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59924
Compartilhe esta página
Título: | Práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis de escolas com classes multisseriadas do campo : anunciações presentes nos documentos oficiais da rede municipal de educação de Vitória de Santo Antão (PE) |
Autor(es): | SILVA, Isaias da |
Palavras-chave: | Educação do campo;; Escola com classes multisseriadas do campo; Prática curricular docente-gestora; Professora(or) responsável; Estudos pós-coloniais |
Data do documento: | 9-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Isaias da. Práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis de escolas com classes multisseriadas do campo: anunciações presentes nos documentos oficiais da rede municipal de educação de Vitória de Santo Antão (PE). 2024. Tese (Doutorado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Este trabalho apresenta resultados da pesquisa de doutorado que teve como objeto de estudo “As práticas curriculares docente-gestoras das(as) professoras(es) responsáveis de escolas com classes multisseriadas do campo”. Partimos do pressuposto de que a prática curricular docente-gestora é forjada na relação colaborativa e comunitária, através do diálogo entre a escola e a comunidade. Assim, delimitamos como problema de pesquisa refletir sobre como são anunciadas as concepções e as práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis que atuam em escolas com classes multisseriadas do campo nos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação de Vitória de Santo Antão (PE). E elegemos como objetivo geral compreender como são anunciadas as concepções e as práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis que atuam em escolas com classes multisseriadas do campo nos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação de Vitória de Santo Antão-PE. Dessa forma, os objetivos específicos foram: I) Identificar e Caracterizar as concepções e as práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis em escolas com classes multisseriadas do campo presentes no Estatuto do Magistério Público do referido município e no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão; II) Identificar e caracterizar as concepções de Projeto Político-Pedagógico (PPP) de escolas com classes multisseriadas do campo e de territórios camponeses a partir os documentos oficiais e da realidade das escolas-territórios das(os) professoras(es) responsáveis que promovem suas práticas curriculares docente-gestoras e; III) Analisar as concepções e as práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis em escolas com classes multisseriadas do campo presentes nos Projetos Político-Pedagógicos. Esta pesquisa centra- se na abordagem teórico-metodológica dos Estudos Pós-Coloniais (Quijano, 2005; Mignolo, 2008a; 2008b; Walsh, 2008), que anunciam e denunciam as tentativas de silenciamento e negação impostas pela lógica colonial e nos possibilitam (re)construir processos e práticas curriculares outras que tomem como autores(as) os povos-territórios do campo e suas marcas socioculturais. Metodologicamente este estudo aproxima-se de uma pesquisa documental através de fontes documentais: Estatuto do Magistério Público do município pesquisado; o PCCR da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão e Projetos Político- Pedagógicos. Salientamos que nos aproximamos de 8 (oito) escolas com classes multisseriadas do campo da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão que possuem a atuação da(o) professora(or) responsável, através dos PPPs, dos questionários de caracterização e dos registros do diário de campo, com a finalidade de compreendermos o contexto do enunciado nos quais as fontes foram elaboradas. A interpretação dos dados se deu através da Análise de Conteúdo, via análise temática (Bardin, 2011; Vala, 1990). Os resultados desta pesquisa apontaram as disputas e as contradições político-epistêmicas presentes nos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão em torno da prática curricular docente-gestora das(os) professoras(es) responsáveis que atuam em escolas com classes multisseriadas do campo, ao compreendermos que o Estatuto do Magistério Público da Vitória e PCCR da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão, documentos oficiais do município, não apresentam um olhar específico e diferenciado para as escolas com classes multisseriadas do campo articulado à prática docente-gestora da(o) professora(or) responsável. Assim, evidenciamos a relação entre a Política de Identidade (Mignolo, 2008a), apresentada nas legislações locais quando sinalizam as concepções e as práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis, e a necessidade dessas(es) profissionais centradas na Identidade na Política (Mignolo, 2008a). Percebemos que os PPPs das escolas apresentam uma perspectiva contextualizada e consideram que as especificidades territoriais e curriculares constituem as escolas com classes multisseriadas do campo. Esses elementos influenciam diretamente os saberes-fazeres das(os) professoras(es) responsáveis, promovendo, assim, uma prática curricular docente-gestora outra de forma colaborativa e comunitária na escola-comunidade. |
Descrição: | Arquivo trocado em: 11/07/2025 conforme solicitação do autor e autorização da PROPG via processo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59924 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Isaias da Silva.pdf | 15,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons