Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59927
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Cassiana Maria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T12:23:58Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T12:23:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Cassiana Maria dos Santos. Resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59927 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da experiência gerada no cotidiano de uma sala de aula deve ser contribuir para a transformação social, baseando-se em ações comprometidas com o envolvimento dos alunos na construção de uma sociedade mais justa e relações mais igualitárias. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentam dificuldades como preconceito, exclusão social, discriminação, vergonha, além das suas próprias atribuições de vida diária, de forma que o professor EJA possui um papel de extrema importância para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira eficaz. O uso de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), contribui para garantir uma aprendizagem mais significativa, com o aluno sendo protagonista nesse processo. Compreender as contribuições da ABP para o processo de ensino-aprendizagem das operações básicas de matemática, na EJA. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, envolvendo cinco alunos da terceira fase da EJA, de uma escola da rede municipal de ensino do município de Santa Cruz da Baixa Verde, no estado de Pernambuco. Utilizou-se um questionário abordando o conteúdo contextualizado, além de observação participante da ABP, anotações, fotografias e gravações de áudios por parte da pesquisadora durante a aplicação de cada etapa das intervenções. Observou-se, com a aplicação do questionário, que a maioria dos alunos apresenta dificuldades com a matemática ensinada na escola, como desafio para a compreensão dos alunos. A maioria dos alunos afirmou que não sabia as operações básicas e não gostavam da disciplina. Percebeu-se a dificuldade dos participantes na leitura e interpretação das questões, com baixa porcentagem de acertos na maioria delas. Após a utilização da ABP, através do trabalho coletivo e da pesquisa, os alunos conseguiram avançar na mobilização dos conhecimentos básicos da matemática na solução de problemas. Após a vivência mostraram apropriação da linguagem favorecendo a interpretação dos questionamentos, mobilizaram e articularam os conhecimentos na elaboração de estratégias para a solução de problemas. Ademais, a utilização da ABP proporcionou um ganho significativo no processo de aprendizagem, além de influenciar na motivação e interesse dos alunos em aprender a matemática assim como proporcionou maior integração entre eles, favorecendo a troca de conhecimentos no grupo, levando a construção relevante de significado para as operações matemáticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | ABP | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9367959366696806 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of the experience generated in the daily life of a classroom must be to contribute to social transformation, based on actions committed to the involvement of students in the construction of a fairer society and more egalitarian relationships. Youth and Adult Education (EJA) students present difficulties such as prejudice, social exclusion, discrimination, shame, in addition to their own daily life responsibilities, so the EJA teacher has an extremely important role in ensuring that the teaching process -learning occurs effectively. The use of active methodologies, such as Problem-Based Learning (PBL), helps to ensure more meaningful learning, with the student being the protagonist in this process. Understand the contributions of ABP to the teaching- learning process of basic mathematics operations, at EJA. This is a research of a basic nature, with a qualitative, exploratory and descriptive approach, involving five students in the third phase of EJA, from a school in the municipal education network in the municipality of Santa Cruz da Baixa Verde, in the state of Pernambuco. A questionnaire was used covering the contextualized content, in addition to participant observation of the PBL, notes, photographs and audio recordings by the researcher during the application of each stage of the interventions. It was observed, with the application of the contextualized questionnaire, that the majority of students have difficulties with the mathematics taught at school, as a challenge for students' understanding. The majority of students stated that they did not know the basic operations and did not like the subject. It was noticed that participants had difficulty reading and interpreting the questions, with a low percentage of correct answers in most of them. After using PBL, through collective work and research, students were able to advance in mobilizing basic mathematical knowledge to solve problems. After the experience, they demonstrated the appropriation of language, favoring the interpretation of questions, and they mobilized and articulated knowledge in the development of strategies for solving problems. Furthermore, the use of PBL provided a significant gain in the learning process, in addition to influencing students' motivation and interest in learning mathematics, as well as providing greater integration between them, favoring the exchange of knowledge in the group, leading to the relevant construction of meaning. for mathematical operations. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cassiana Maria dos Santos Gonçalves.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons