Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59928
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Jaíne Macêdo | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T12:41:32Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T12:41:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Jaine Macêdo. A efetivação da Lei no 10.639/03: na visão do(a) professor(a) de ensino médio e em sua presença nos livros didáticos do PNLD 2021. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59928 | - |
dc.description.abstract | A educação matemática atrelada às relações étnico-raciais, é uma temática importante para pensar a sala de aula como um lugar de rompimento, de conhecimentos outros, para pensar como a matemática pode ser usada enquanto instrumento que deixe de fortalecer estereótipos para pessoas de diferentes etnias, e para que deixe de silenciar conhecimentos de pessoas negras. Para isso, a Lei no 10.639/03 indica a obrigatoriedade do estudo da história e cultura africana e afro- brasileira, em todo o currículo escolar, incluindo a Matemática. Sendo assim, essa pesquisa teve o objetivo de investigar os elementos que têm demonstrado o caminho de efetivação, pensando no cumprimento da Lei no 10.639/03, encontrados nas coleções do PNLD 2021 e nos discursos de professores(as) de Matemática no Ensino Médio. Tratando-se de um estudo de abordagem qualitativa, o qual foi desenvolvido com a participação de professores(as) de Matemática do Ensino Médio do Estado de Pernambuco, e com duas coleções de livros didáticos da referida disciplina, do PNLD 2021. Para produção dos dados, utilizamos dois procedimentos metodológicos: a análise dessas duas coleções, que foram as coleções enviadas para as escolas, e entrevista com professores(as) de três escolas estaduais. Inicialmente as coleções foram analisadas, e a partir dessa análise a entrevista foi estruturada, essas entrevistas foram realizadas nas próprias escolas, divididas em três momentos, e foram feitas gravações de áudios. A análise dos livros didáticos, das coleções Quadrante e Matemática Interligada, demonstram que há um silenciamento de conhecimentos de pessoas negras, uma supervalorização de matemáticos brancos, europeus, e diversas vezes há equívocos no crédito de conhecimentos, como teoremas que têm origem africana, mas são destinados a matemáticos brancos, europeus. Além de ser possível perceber que a maioria das imagens de pessoas negras são em situações cotidianas, ou situações de vulnerabilidade, dando a entender que essas pessoas não têm contribuição alguma para áreas da sociedade, para a Matemática. No que diz respeito às entrevistas, fica evidenciada que na formação inicial e continuada, a maioria dos(as) professores(as) não tiveram contato algum com a lei ou com a discussão da educação das relações étnico-raciais, tanto que apenas um desses(as) professores(as) demonstra já ter tido contato com a lei, e outro professor afirma ter conhecimento dela no processo de estudo para concursos, contudo ao final da resposta fica evidente que não há conhecimento sobre a lei. Além disso, foi possível perceber uma imagem estereotipada de África, como um lugar de fome e pobreza, deixando em segundo plano as contribuições africanas para a Matemática. A pesquisa criou evidências acerca da necessidade da oferta de formação para os(as) professores(as), para que tenham contato com a temática e possam a levar para suas aulas, formações que unam a educação matemática às relações étnico-raciais, para que a partir daí a Matemática seja usada com um instrumento de enfrentamento ao racismo. Ficou evidente ainda, a necessidade urgente de rever os materiais didáticos enviados para as escolas, especificamente os livros didáticos, é preciso elaborar materiais que enfraqueçam o racismo, a estereotipagem e que fortaleçam a luta por uma educação antirracista. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Educação das relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Professores(as) de matemática | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Lei no 10.639/03 | pt_BR |
dc.title | A efetivação da Lei no 10.639/03 : na visão do(a) professor(a) de ensino médio e em sua presença nos livros didáticos do PNLD 2021 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1182691281936555 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Mathematics education linked to ethnic-racial relations is an important theme to think of the classroom as a place of rupture, of other knowledge, to think about how mathematics can be used as an instrument that stops strengthening stereotypes for people of different ethnicities, and stops silencing knowledge of black people. To this end, Law n° 10.639/03 indicates the mandatory study of African and Afro-Brazilian history and culture throughout the school curriculum, including Mathematics. Therefore, this research aimed to investigate the elements that have demonstrated the path of implementation, thinking about compliance with Law n° 10.639/03, found in the PNLD 2021 collections and in the discourses of Mathematics teachers in High School. This is a qualitative study, which was developed with the participation of High School Mathematics teachers in the State of Pernambuco, and with two collections of textbooks of this subject, from the PNLD 2021. To produce the data, we used two methodological procedures: the analysis of these two collections, which were the collections sent to the schools, and interviews with teachers from three state schools. Initially, the collections were analyzed, and from this analysis the interview was structured, these interviews were carried out in the schools themselves, divided into three moments, and audio recordings were made. The analysis of textbooks, of the “Quadrante” and “Matemática Interligada” collections, shows that there is a silencing of knowledge of black people, an overvaluation of white, European mathematicians, and several times there are mistakes in the credit of knowledge, such as theorems that have African origins, but are intended for white, European mathematicians. In addition, it is possible to perceive that most images of black people are in everyday situations, or situations of vulnerability, implying that these people have no contribution to areas of society, to Mathematics. With regard to the interviews, it is evident that in the initial and continuing education, most teachers did not have any contact with the law or with the discussion of education of ethnic-racial relations, so much so that only one of these teachers demonstrates that he has already had contact with the law, and another teacher claims to have knowledge of it in the process of studying for competitive examinations, however, at the end of the answer, it is evident that there is no knowledge about the law. In addition, it was possible to perceive a stereotyped image of Africa, as a place of hunger and poverty, leaving African contributions to Mathematics in the background.The research created evidence about the need to offer training for teachers, so that they have contact with the theme and can take it to their classes, training that unites mathematics education with ethnic-racial relations, so that from then on Mathematics is used as an instrument to confront racism. It was also evident the urgent need to review the teaching materials sent to schools, specifically textbooks, it is necessary to develop materials that weaken racism, stereotyping and strengthen the struggle for an anti- racist education. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jaine Macêdo Ferreira.pdf | 10,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons