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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59934

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Título: Análise automatizada de discussões online baseada no framework de comunidade de investigação: classificação da presença cognitiva com técnicas de processamento de linguagem natural
Autor(es): ROLIM, Vitor Belarmino
Palavras-chave: Comunidade de investigação; Fóruns de discussão; Presença cognitiva; Analíticas de aprendizagem; Processamento de linguagem natural; Aprendizado ativo
Data do documento: 3-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ROLIM, Vitor Belarmino. Análise automatizada de discussões online baseada no framework de comunidade de investigação: classificação da presença cognitiva com técnicas de processamento de linguagem natural. 2024. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Com o estabelecimento do ensino a distância como modelo educacional, diversas fer- ramentas foram desenvolvidas com o objetivo de proporcionar uma experiência de ensino semelhante à do ensino presencial. Entre essas ferramentas, destacam-se os fóruns de discus- são, que oferecem aos alunos um ambiente para construção de conhecimento. Técnicas de aprendizagem de máquina vêm sendo empregadas para fornecer classificações dos níveis de desenvolvimento cognitivo dos alunos, baseadas nas interações ocorridas nos fóruns educacio- nais. A criação desses classificadores depende de diversos aspectos para aumentar a acurácia dos modelos treinados; contudo, esses modelos são altamente dependentes da quantidade e qualidade dos dados. A anotação desses dados é um trabalho intensivo que depende de espe- cialistas de domínio e, além disso, há uma escassez de dados devido à dificuldade de aquisição de dados educacionais. Este trabalho investiga a aplicação de técnicas de aprendizagem de máquina para a análise automatizada de discussões online em AVAs, utilizando o modelo CoI. Explora-se a viabilidade de métodos automáticos para a identificação da presença cognitiva em fóruns de discussão, visando entender e otimizar a construção de conhecimento em contex- tos educacionais à distância. Foram utilizados diferentes modelos de aprendizado de máquina, incluindo Random Forest, XGBoost, MLP, além de abordagens de aumento de dados com BERT e GPT-4 para lidar com o desbalanceamento das categorias da presença cognitiva. As características textuais foram extraídas utilizando ferramentas como LIWC, Coh-Metrix e SNA, proporcionando uma representação abrangente das interações e conteúdos discutidos, além de modelos de linguagem focados em codificação, como o DeBERTa. Os resultados mostram que a combinação de técnicas de aprendizado ativo tem grande potencial para o problema abor- dado, considerando a limitação de dados na área educacional, especialmente em relação aos dados anotados. Conseguimos atingir um coeficiente de Cohen’s Kappa de 0.43 e uma acurácia de 0.60 com aprendizado ativo utilizando Random Forest sem aumentação de dados e 0.42 e 0.62 de Cohen’s Kappa e acurácia respectivamente ao utilizar modelos de linguagem para classificação e aumentação dos dados. Esta pesquisa contribui para o avanço das metodologias de análise automatizada em ambientes de aprendizagem online, abrindo possibilidades para a utilização das técnicas desenvolvidas no monitoramento e apoio ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, promovendo uma melhor experiência de aprendizagem no ensino à distância.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59934
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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