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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59962
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LOPES, Christiane Calado Vieira de Melo | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Guilherme Augusto Ricardo de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-23T11:40:01Z | - |
dc.date.available | 2025-01-23T11:40:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-17 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Guilherme Augusto Ricardo de. Estudo sobre a teoria dos dois fatores de Frederick Hezberk: a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco em seu ambiente de trabalho. 2025. Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis. – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59962 | - |
dc.description.abstract | Este estudo buscou identificar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quanto a influência dos fatores higiênicos e motivacionais, sob a ótica da Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, em seu ambiente de trabalho. A pesquisa qualitativa envolveu a aplicação de um questionário online a 107 alunos do curso presencial que desempenham atividades profissionais no âmbito contábil, relacionadas a trabalho efetivo ou estágios. Os fatores higiênicos foram bem avaliados pelos participantes e revelam que a maioria dos estudantes percebe positivamente as condições de trabalho, bem como desfrutam de boas relações interpessoais, destacando esses aspectos com sendo os menos propensos à insatisfação. No entanto, a remuneração apresentou o principal fator gerador de insatisfação, uma vez que 22,90% dos alunos expressaram descontentamento. Quanto aos fatores motivacionais, os relacionados ao trabalho em si e à realização no ambiente de trabalho são os que mais geram satisfação entre os estudantes, indicando que eles percebem suas tarefas como significativas e desafiadoras. No entanto, os fatores de responsabilidade e crescimento apresentaram índices de discordância, com 37,38% e 26,17%, respectivamente, sugerindo que alguns estudantes não possuem autonomia na tomada de decisões nem identificam oportunidades de crescimento na empresa onde atuam. A aplicação da Teoria dos Dois Fatores permitiu identificar pontos críticos que influenciam a motivação dos estudantes, oferecendo insights valiosos para melhorar a gestão e o ambiente de trabalho. Espera-se que esta pesquisa contribua substancialmente para as ciências contábeis e a gestão empresarial, mostrando que estudar os fatores de satisfação e insatisfação podem fornecer ideias relevantes para aumentar a produtividade dos colaboradores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Dois Fatores | pt_BR |
dc.subject | Rotina de Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Fatores Higiênicos | pt_BR |
dc.subject | Fatores Motivacionais | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a teoria dos dois fatores de Frederick Hezberk: a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco em seu ambiente de trabalho | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4309332721843465 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to identify the perceptions of accounting students at the Federal University of Pernambuco (UFPE) regarding the influence of hygienic and motivational factors, from the perspective of Frederick Herzberg's Two-Factor Theory, in their work environment. The qualitative research involved administering an online questionnaire to 107 students in the on campus program who are engaged in professional activities in the accounting field, including actual work or internships. Hygienic factors were rated positively by participants, indicating that most students have a favorable view of their working conditions and enjoy good interpersonal relationships, making these aspects less likely to cause dissatisfaction. However, compensation emerged as the primary source of dissatisfaction, with 22.90% of students expressing discontent. Regarding motivational factors, those related to the nature of the work itself and achievements in the work environment are the most satisfying for students, suggesting that they find their tasks meaningful and challenging. Conversely, responsibility and growth factors showed disagreement rates of 37.38% and 26.17%, respectively, indicating that some students lack decision-making autonomy and do not perceive opportunities for growth in their organizations. The application of the Two-Factor Theory allowed for the identification of critical factors influencing student motivation, providing valuable insights for improving management and the work environment. It is hoped that this research will make a significant contribution to accounting sciences and business management by demonstrating that studying satisfaction and dissatisfaction factors can offer relevant ideas for enhancing employee productivity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Contábeis |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Guilherme Augusto Ricardo de Freitas.pdf | 563,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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