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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59972
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PAES NETO, Pedro Pinheiro | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Gilberto Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-23T15:34:04Z | - |
dc.date.available | 2025-01-23T15:34:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Gilberto Ramos. O efeito das atividades recreativas na atividade física, ansiedade, estresse e depressão de crianças: Um estudo de intervenção. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59972 | - |
dc.description.abstract | A busca por respostas acerca da interação entre atividade física e os aspectos de saúde mental tem levado diversos estudos observacionais apresentarem uma associação inversamente proporcional entre atividade física e os transtornos mentais comuns, como: ansiedade, estresse e depressão. Contudo, estudos de revisões sistemáticas apontam para lacunas existentes, sobre os tipos, durações e ou intensidades das atividades físicas e suas respostas, ainda se existe diferença nas respostas entre os sexos. Como estamos tratando de crianças é fundamental saber que as atividades recreativas constituem uma boa estratégia de adesão e permanência em programas de atividade física e ou exercícios. Assim, este estudo teve como objetivo analisar os efeitos de uma intervenção baseada em atividades recreativas nos níveis de atividade física, ansiedade, estresse e depressão de crianças. Foram avaliadas 96 crianças com média e desvio padrão na idade de 9,82 ± 0,9, divididas em três grupos experimentais (GE) e um controle (GC). Foram utilizados os questionários PAQ-C, ISE, MASC e CDI para avaliar o nível de atividade física e os sintomas de estresse, ansiedade e depressão, respectivamente. A intervenção baseada em atividades recreativas (jogos e brincadeiras, recreação esportiva e aquática) foram aplicadas durante oito semanas, sendo dois encontros semanais de duas horas cada, seguindo um protocolo criado para esta pesquisa. Após a intervenção, comparou-se os resultados pré e pós- intervenção e foi observado uma diferença estatística na variável estresse, tendo o GC aumentado os sintomas (p=0,007), nas demais variáveis não houve diferença estatísticas. Observando o tamanho do efeito da intervenção o grupo recreação esportiva teve efeitos grande na ansiedade e no estresse (d-Cohen = 23,508 e 1,607) e o grupo recreação teve apenas na ansiedade (d-Cohen = 29,287). Dessa maneira, conclui-se que os diferentes tipos de atividades recreativas apresentaram efeitos benéficos distintos sobre as variáveis psicológicas, entretanto reafirma que implementar programas de atividade física pode promover bem-estar psicológico e físico nas crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Exercício | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Estresse | pt_BR |
dc.subject | Depressão | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | O efeito das atividades recreativas na atividade física, ansiedade, estresse e depressão de crianças : um estudo de intervenção | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1190633630436858 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8481873172778216 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The search for answers about the interaction between physical activity and mental health aspects has led several observational studies to show an inversely proportional association between physical activity and common mental disorders, such as anxiety, stress, and depression. However, studies of systematic reviews point to existing gaps in the types, durations and/or intensities of physical activities and their responses, even if there is a difference in responses between the sexes. As we are dealing with children, it is essential to know that recreational activities are a good strategy for adherence and permanence in physical activity and/or exercise programs. Thus, this study aimed to analyze the effects of an intervention based on recreational activities on the levels of physical activity, anxiety, stress and depression in children. A total of 96 children were evaluated with mean and standard deviation at ages of 9.82 ± 0.9, divided into three experimental groups (EG) and one control group (CG). The PAQ-C, ISE, MASC and CDI questionnaires were used to assess the level of physical activity and the symptoms of stress, anxiety and depression, respectively. The intervention based on recreational activities (games and play, sports and water recreation) was applied for eight weeks, with two weekly meetings of two hours each, following a protocol created for this research. After the intervention, the pre- and post-intervention results were compared and a statistical difference was observed in the stress variable, with the CG increasing the symptoms (p=0.007), in the other variables there was no statistical difference. Looking at the effect size of the intervention, the sports recreation group had large effects on anxiety and stress (d-Cohen = 23.508 and 1.607) and the recreation group had only on anxiety (d-Cohen = 29.287). Thus, it is concluded that the different types of recreational activities presented different beneficial effects on psychological variables, however it reaffirms that implementing physical activity programs can promote psychological and physical well-being in children. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Física |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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