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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59974

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Título: Educação financeira escolar : reflexões e práticas de professoras da educação infantil
Autor(es): SOUZA, Bianca Roberta de
Palavras-chave: Educação financeira escolar; Educação infantil; Formação continuada
Data do documento: 23-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Bianca Roberta de. Educação financeira escolar: reflexões e práticas de professoras da educação infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo aborda a Educação Financeira Escolar (EFE), na etapa da Educação Infantil (EI), com foco na análise da mediação docente em relação às experiências de EFE em turmas de EI, a partir de um processo de formação continuada sobre a temática. O embasamento teórico deste trabalho é a Educação Matemática Crítica (EMC), defendida por Skovsmose (2014). O trabalho pretende responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como professores da Educação Infantil colocam em prática reflexões sobre Educação Financeira Escolar trabalhadas em um processo de formação continuada? Assim, temos como objetivo geral compreender percepções e intencionalidade prática de professores da Educação Infantil sobre a Educação Financeira Escolar, antes e após a participação em um processo de formação continuada. Temos como objetivos específicos: a) verificar as principais facilidades e dificuldades na compreensão de professores sobre EF e em suas possíveis práticas pedagógicas; b) promover possíveis reflexões acerca da EFE crítica, buscando contribuir com as práticas pedagógicas de professores da EI; e c) identificar as possíveis mudanças nas discussões sobre EFE crítica por meio de roteiros e práticas de experiências realizadas pelas professoras da EI participantes do processo formativo. Os procedimentos metodológicos estão divididos em seis fases. 1) entrevista inicial semiestruturada; 2) grupo de estudo (1o encontro); 3) grupo de estudo (2o encontro); 4) observação das práticas pedagógicas das participantes que aplicaram os roteiros de experiências elaborados durante a formação; 5) entrevista final semiestruturada; e 6) grupo de estudo (encontro final). Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que atuam na EI. Os dados analisados ressaltam a importância do olhar inicial sobre as percepções das profissionais participantes em relação à temática, para possibilitar subsídios na construção do processo formativo com elas, o que consequentemente contribuiu para novas percepções a respeito da temática em suas práticas pedagógicas. Concluímos que é importante e é possível que as crianças, desde cedo, possam vivenciar experiências reais sobre EFE, mas é fundamental que professores e professoras sejam formados para que seja desenvolvido um trabalho crítico e consciente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59974
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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