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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Bráulio Silva-
dc.contributor.authorMELLO, Leandro Theodoro Raposo de-
dc.date.accessioned2025-01-24T13:21:32Z-
dc.date.available2025-01-24T13:21:32Z-
dc.date.issued2023-09-12-
dc.identifier.citationMELLO, Leandro Theodoro Raposo de. Avaliação da classificação de danos para monitoramento de falhas estruturais em superfícies aeronáuticas utilizando ondas guiadas. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeroespacial) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59994-
dc.description.abstractEstruturas aeronáuticas e aeroespaciais sofrem com o desgaste e eventos inesperados que podem afetar sua condição original e vida útil. A manutenção destes equipamentos é geralmente baseada em inspeções periódicas e ensaios não destrutivos (NDE) tradicionais. Diferentemente dos NDE, o monitoramento de integridade estrutural (SHM) foca na detecção e avaliação de danos estruturais de forma contínua, aumentando a segurança operacional e eficiência da manutenção. Neste contexto, técnicas de detecção de dano por ondas de Lamb são comumente empregadas e trazem grandes desafios na sua interpretação, um destes desafios é a classificação eficiente de diferentes tipos de dano, sendo importante para o direcionamento das ações de manutenção da estrutura. Neste estudo, o Método dos Elementos Finitos (FEM) é aplicado para simular de forma custo-eficiente diversos estados estruturais através da parametrização de características do dano. Uma Transformada Wavelet Contínua é aplicada aos sinais e a média dos dados de potência do sinal são discretizados, criando os chamados Damage Characteristic Points (DCP), que são utilizados como entrada para treinamento dos algoritmos de Machine Learning. Esta pesquisa investiga metodologias previamente propostas em literatura, expandindo o número de amostras previamente utilizadas e aplicando os DCPs de forma inédita para a classificação de diferentes tipos de dano em chapas metálicas finas. Os algoritmos de Redes Neurais Artificiais (ANN), Support Vector Machines (SVM), comumente utilizados em literatura, são empregados e é proposta a aplicação do algoritmo Extreme Gradient Boosting (XGBoost) como uma melhor opção para utilização em conjunto com DCPs. Os algoritmos são comparados no desempenho da classificação de três diferentes tipos de dano com localização e severidade variadas. Resultados mostram uma acurácia de até 95% do XGBoost frente a 91% e 82% da ANN e SVM, respectivamente, para o mesmo conjunto de dados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMonitoramento de Integridade Estruturalpt_BR
dc.subjectOndas de Lambpt_BR
dc.subjectAlgoritmos de Aprendizagem de Máquinapt_BR
dc.subjectExtreme Gradient Boostingpt_BR
dc.titleAvaliação da classificação de danos para monitoramento de falhas estruturais em superfícies aeronáuticas utilizando ondas guiadaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Tiago Felipe de Abreu-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8423023700274987pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8938691250105531pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacialpt_BR
dc.description.abstractxAeronautical and aerospace structures suffer from wear and unexpected events that can affect their original condition and service life. The maintenance of these equipment is generally based on periodic inspections and traditional non-destructive testing (NDT). Unlike NDT, Structural Health Monitoring (SHM) focuses on the continuous detection and assessment of structural damage, increasing operational safety and maintenance efficiency. In this context, Lamb wave damage detection techniques are commonly employed and pose significant challenges in their interpretation, with one of these challenges being the efficient classification of different types of damage, which is important for directing the maintenance actions on the structure. In this study, the Finite Element Method (FEM) is applied to cost-effectively simulate various structural states by parameterizing damage characteristics. Continuous Wavelet Transform is applied to the signals, and the mean power data of the signals are discretized, creating the so-called Damage Characteristic Points (DCPs), which are used as inputs for training Machine Learning algorithms. This research investigates previously proposed methodologies in the literature, expanding the number of previously used samples and applying DCPs in a novel way for the classification of different types of damage in thin metal plates. Artificial Neural Networks (ANN), Support Vector Machines (SVM), and the Extreme Gradient Boosting (XGBoost) algorithm are utilized for the classification of different types of damage in thin metal plates. These algorithms are compared in terms of their performance, specifically in classifying three different types of damage with varying location and severity. The results show that XGBoost achieves an accuracy of up to 95%, outperforming ANN and SVM, which achieve accuracies of 91% and 82% respectively, using the same dataset. This demonstrates that XGBoost is a promising option for utilizing in conjunction with DCPs for efficient damage classification in thin metal plates.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2200553486822519pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Engenharia Aeroespacial

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