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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60013

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dc.contributor.advisorCASTRO, José Filho da Costa-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Samuel Dias-
dc.date.accessioned2025-01-24T15:54:06Z-
dc.date.available2025-01-24T15:54:06Z-
dc.date.issued2024-01-26-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Samuel Dias. Avaliação da operação e impactos elétricos da conexão de eletroposto de recarga rápida. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60013-
dc.description.abstractO presente estudo almeja conduzir uma análise abrangente sobre os desafios enfrentados pelas redes elétricas urbanas diante do carregamento massivo de veículos elétricos (VEs). No atual contexto de uma sociedade constantemente voltada para a busca de soluções sustentáveis, a mobilidade elétrica surge como uma alternativa promissora para atenuar as emissões de gases de efeito estufa e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. No cenário atual da mobilidade elétrica, destaca-se o crescente interesse em veículos elétricos como resposta viável aos desafios ambientais e energéticos. A crescente demanda impõe a necessidade de gerenciar as implicações do carregamento massivo de VEs nas redes urbanas. Neste contexto, este trabalho descreve os desafios relacionados à mobilidade elétrica e suas repercussões nas infraestruturas elétricas urbanas, especificamente associados aos impactos elétricos na qualidade da energia decorrente da conexão de ERVEs à rede. Os resultados são baseados em simulações implementadas em ambiente do tipo HIL (Hardware in the loop), evidenciando pontos de operação e as condicionantes para a ocorrência de impactos elétricos de estações de recarga rápida nas componentes de qualidade da energia estabelecidas pelo Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Por fim, propõe-se um novo indicador específico, denominado de Índice de Impacto Elétrico do Carregamento de Veículos Elétricos - ECGII (EV Charging Grid Impact Indice). O objetivo do ECGII é avaliar de maneira preditiva, em etapas anteriores à instalação de um novo carregador conectado à rede, o potencial de ocorrência de impactos do carregamento de VEs. Desta forma, o índice ECGII pode ser uma ferramenta destinada a gestores de redes elétricas urbanas e planejadores de transporte, desempenhando a função de classificador de modo a subsidiar estratégias que otimizem a integração dos veículos, garantindo, assim, eficiência energética e confiabilidade operacional,tambem contribui com a agilidade do processo de análise de conexão de ERVEs. Portanto, no contexto da crescente adoção da mobilidade elétrica, este trabalho busca contribuir com um método de suporte ao gerenciamento dos desafios enfrentados pelas redes elétricas urbanas em cenários de elevada inserção de cargas associadas potencialmente perturbadoras associadas à infraestrutura de recarga de VEs.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQualidade de Energiapt_BR
dc.subjectMobilidade Elétricapt_BR
dc.subjectImpactos elétricospt_BR
dc.titleAvaliação da operação e impactos elétricos da conexão de eletroposto de recarga rápidapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMONGI, Leonardo Rodrigues-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4644692061135430pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4120241155931257pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Eletricapt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to conduct a comprehensive analysis of the challenges faced by urban electrical grids in the face of the massive charging of electric vehicles (EVs). In the current context of a society constantly focused on seeking sustainable solutions, electric mobility emerges as a promising alternative to mitigate greenhouse gas emissions and reduce dependence on fossil fuels. In the current scenario of electric mobility, the growing interest in electric vehicles as a viable response to environmental and energy challenges is evident. The increasing demand necessitates the need to manage the implications of massive EV charging on urban networks. In this context, this work describes the challenges related to electric mobility and its repercussions on urban electrical infrastructures, specifically associated with electrical impacts on power quality resulting from the connection of EVs to the grid. The results are based on simulations implemented in a Hardware-in-the-Loop (HIL) environment, highlighting operating points and conditions for the occurrence of electrical impacts from fast charging stations on the power quality components established by the PRODIST standard (Electricity Distribution Procedure). Finally, a new specific indicator is proposed, called the Electric Vehicle Charging Grid Impact Index (ECGII). The goal of the ECGII is to predictively assess, in stages prior to the installation of a new charger connected to the distribution network, the potential occurrence of impacts from EV charging. Thus, the ECGII index can be a tool for urban electrical network managers and planners, serving as a classifier to support strategies that optimize vehicle integration, ensuring energy efficiency and operational reliability. Therefore, in the context of the growing adoption of electric mobility, this work seeks to contribute with a method to support the management of challenges faced by urban electrical grids in scenarios of high insertion of potentially disruptive loads associated with EV charging infrastructure.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3424760452548457pt_BR
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