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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60046

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dc.contributor.advisorAQUINO, Ronaldo Ribeiro Barbosa de-
dc.contributor.authorSANTOS, Joás Ronáldy de Holanda-
dc.date.accessioned2025-01-27T13:20:00Z-
dc.date.available2025-01-27T13:20:00Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Joás Ronáldy de Holanda. Técnica de Monte Carlo aplicada ao dimensionamento de uma geração fotovoltaica em uma microrrede com estações de recarga de veículos elétricos e a hidrogênio. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60046-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga a adaptação de postos de combustível para veículos elétricos e movidos a hidrogênio, através do desenvolvimento de uma microrrede utilizando a técnica de Monte Carlo para modelar cenários de demanda energética variável e otimizar a potência de eletrolisadores e geração fotovoltaica. O trabalho contextualiza a transição para energias renováveis, destacando microrredes e hidrogênio verde, e explora a aplicação de métodos de Monte Carlo na engenharia elétrica. A metodologia inclui uma análise detalhada dos componentes da microrrede, como eletrolisadores, células de combustível, sistemas de armazenamento de bateria (BESS) e geração fotovoltaica, com foco na gestão de energia através de um barramento AC. Os resultados demonstram a eficiência da microrrede em gerenciar a oferta e demanda de energia, avaliando a performance do sistema e considerando suas limitações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMicrorredept_BR
dc.subjectHidrogênio Verdept_BR
dc.subjectVeículos Elétricospt_BR
dc.titleTécnica de Monte Carlo aplicada ao dimensionamento de uma geração fotovoltaica em uma microrrede com estações de recarga de veículos elétricos e a hidrogêniopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Douglas Contente Pimentel-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5048893364920610pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0731639653204720pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Eletricapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation study investigates the adaptation of fuel stations to support electric and hydrogen-powered vehicles through the development of a microgrid, employing the Monte Carlo technique to model variable energy demand scenarios and optimize power settings for electrolyzers and photovoltaic generation. The research contextualizes the transition to renewable energies, emphasizing the importance of microgrids and green hydrogen, and explores the application of Monte Carlo methods in electrical engineering. The methodology includes an in-depth analysis of microgrid components such as electrolyzers, fuel cells, battery storage systems (BESS), and photovoltaic generation, focusing on energy management through an AC bus. Results show the microgrid's efficiency in managing energy supply and demand, particularly in the operation of the electrolyzer and storage systems, while also addressing the study's limitations.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7589154788697615pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

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