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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60046
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | AQUINO, Ronaldo Ribeiro Barbosa de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Joás Ronáldy de Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T13:20:00Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27T13:20:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Joás Ronáldy de Holanda. Técnica de Monte Carlo aplicada ao dimensionamento de uma geração fotovoltaica em uma microrrede com estações de recarga de veículos elétricos e a hidrogênio. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60046 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação investiga a adaptação de postos de combustível para veículos elétricos e movidos a hidrogênio, através do desenvolvimento de uma microrrede utilizando a técnica de Monte Carlo para modelar cenários de demanda energética variável e otimizar a potência de eletrolisadores e geração fotovoltaica. O trabalho contextualiza a transição para energias renováveis, destacando microrredes e hidrogênio verde, e explora a aplicação de métodos de Monte Carlo na engenharia elétrica. A metodologia inclui uma análise detalhada dos componentes da microrrede, como eletrolisadores, células de combustível, sistemas de armazenamento de bateria (BESS) e geração fotovoltaica, com foco na gestão de energia através de um barramento AC. Os resultados demonstram a eficiência da microrrede em gerenciar a oferta e demanda de energia, avaliando a performance do sistema e considerando suas limitações. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Microrrede | pt_BR |
dc.subject | Hidrogênio Verde | pt_BR |
dc.subject | Veículos Elétricos | pt_BR |
dc.title | Técnica de Monte Carlo aplicada ao dimensionamento de uma geração fotovoltaica em uma microrrede com estações de recarga de veículos elétricos e a hidrogênio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARBOSA, Douglas Contente Pimentel | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5048893364920610 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0731639653204720 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Eletrica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation study investigates the adaptation of fuel stations to support electric and hydrogen-powered vehicles through the development of a microgrid, employing the Monte Carlo technique to model variable energy demand scenarios and optimize power settings for electrolyzers and photovoltaic generation. The research contextualizes the transition to renewable energies, emphasizing the importance of microgrids and green hydrogen, and explores the application of Monte Carlo methods in electrical engineering. The methodology includes an in-depth analysis of microgrid components such as electrolyzers, fuel cells, battery storage systems (BESS), and photovoltaic generation, focusing on energy management through an AC bus. Results show the microgrid's efficiency in managing energy supply and demand, particularly in the operation of the electrolyzer and storage systems, while also addressing the study's limitations. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7589154788697615 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Joás Ronáldy de Holanda Santos.pdf | 4,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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