Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60079
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTRO, Airton Temístocles Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Laysys Karolayne de Sena | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T13:12:46Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T13:12:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laysys Karolayne de Sena. EXPLORANDO A DIMENSÃO LÚDICA: uma análise sobre jogos matemáticos em sites de jogos educativos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60079 | - |
dc.description.abstract | No contexto educacional atual, onde a tecnologia está desempenhando um papel crescente na sociedade, os jogos matemáticos têm emergido como uma ferramenta inovadora para tornar o aprendizado mais atrativo e interativo. A integração do lúdico na Matemática é uma abordagem eficaz para melhorar o engajamento dos alunos e apoiar o desenvolvimento das habilidades matemáticas. A dimensão lúdica não só promove a motivação e o interesse dos alunos, mas oferece também oportunidades para a prática de habilidades matemáticas em contextos variados e estimulantes. A Educação Matemática frequentemente enfrenta o desafio de tornar conceitos abstratos e complexos mais acessíveis e interessantes para os alunos. Os jogos matemáticos, ao serem combinados à prática matemática com elementos de entretenimento, oferecem uma abordagem inovadora para transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente. Este trabalho analisa os diferentes jogos matemáticos disponíveis em um site educativo, observando como eles utilizam as mecânicas de jogo, como recompensas, níveis de dificuldades, engajamento, acessibilidade, desafios e narrativas, para ensinar conceitos matemáticos aos seus usuários. Além disso, o estudo destaca a importância de integrar o lúdico no ensino da Matemática, mostrando como os jogos podem servir como ferramenta poderosa para motivar e engajar os alunos. As conclusões fornecem recomendações para a seleção de jogos matemáticos que não tenham como objetivo apenas entreter, mas também fortalecer a compreensão de conceitos matemáticos de forma significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos Matemáticos Online | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Sites de Jogos Matemáticos | pt_BR |
dc.title | EXPLORANDO A DIMENSÃO LÚDICA: uma análise sobre jogos matemáticos em sites de jogos educativos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FERREIRA, Alessandra da Silva | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1615361219032941 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the current educational context, where technology is playing an increasing role in society, mathematical games have emerged as an innovative tool to make learning more attractive and interactive. Integrating play into mathematics is an effective approach to improving student engagement and supporting the development of mathematical skills. The playful dimension not only promotes students' motivation and interest, but also offers opportunities to practice mathematical skills in varied and stimulating contexts. Mathematics Education often faces the challenge of making abstract and complex concepts more accessible and interesting for students. Mathematical games, when combined with mathematical practice with entertainment elements, offer an innovative approach to transforming learning into a more dynamic and engaging experience. This work analyzes the different mathematical games available on an educational website, observing how they use game mechanics, such as rewards, difficulty levels, engagement, accessibility, challenges and narratives, to teach mathematical concepts to their users. Furthermore, the study highlights the importance of integrating play into Mathematics teaching, showing how games can serve as a powerful tool to motivate and engage students. The instructions provide recommendations for selecting mathematical games that are not only intended to entertain, but also to strengthen understanding of mathematical concepts in a meaningful way | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7066951700121784 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Laysys Karolayne de Sena Silva.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons