Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60079

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCASTRO, Airton Temístocles Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Laysys Karolayne de Sena-
dc.date.accessioned2025-01-28T13:12:46Z-
dc.date.available2025-01-28T13:12:46Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-01-03-
dc.identifier.citationSILVA, Laysys Karolayne de Sena. EXPLORANDO A DIMENSÃO LÚDICA: uma análise sobre jogos matemáticos em sites de jogos educativos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60079-
dc.description.abstractNo contexto educacional atual, onde a tecnologia está desempenhando um papel crescente na sociedade, os jogos matemáticos têm emergido como uma ferramenta inovadora para tornar o aprendizado mais atrativo e interativo. A integração do lúdico na Matemática é uma abordagem eficaz para melhorar o engajamento dos alunos e apoiar o desenvolvimento das habilidades matemáticas. A dimensão lúdica não só promove a motivação e o interesse dos alunos, mas oferece também oportunidades para a prática de habilidades matemáticas em contextos variados e estimulantes. A Educação Matemática frequentemente enfrenta o desafio de tornar conceitos abstratos e complexos mais acessíveis e interessantes para os alunos. Os jogos matemáticos, ao serem combinados à prática matemática com elementos de entretenimento, oferecem uma abordagem inovadora para transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente. Este trabalho analisa os diferentes jogos matemáticos disponíveis em um site educativo, observando como eles utilizam as mecânicas de jogo, como recompensas, níveis de dificuldades, engajamento, acessibilidade, desafios e narrativas, para ensinar conceitos matemáticos aos seus usuários. Além disso, o estudo destaca a importância de integrar o lúdico no ensino da Matemática, mostrando como os jogos podem servir como ferramenta poderosa para motivar e engajar os alunos. As conclusões fornecem recomendações para a seleção de jogos matemáticos que não tenham como objetivo apenas entreter, mas também fortalecer a compreensão de conceitos matemáticos de forma significativa.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos Matemáticos Onlinept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectSites de Jogos Matemáticospt_BR
dc.titleEXPLORANDO A DIMENSÃO LÚDICA: uma análise sobre jogos matemáticos em sites de jogos educativospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFERREIRA, Alessandra da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1615361219032941pt_BR
dc.description.abstractxIn the current educational context, where technology is playing an increasing role in society, mathematical games have emerged as an innovative tool to make learning more attractive and interactive. Integrating play into mathematics is an effective approach to improving student engagement and supporting the development of mathematical skills. The playful dimension not only promotes students' motivation and interest, but also offers opportunities to practice mathematical skills in varied and stimulating contexts. Mathematics Education often faces the challenge of making abstract and complex concepts more accessible and interesting for students. Mathematical games, when combined with mathematical practice with entertainment elements, offer an innovative approach to transforming learning into a more dynamic and engaging experience. This work analyzes the different mathematical games available on an educational website, observing how they use game mechanics, such as rewards, difficulty levels, engagement, accessibility, challenges and narratives, to teach mathematical concepts to their users. Furthermore, the study highlights the importance of integrating play into Mathematics teaching, showing how games can serve as a powerful tool to motivate and engage students. The instructions provide recommendations for selecting mathematical games that are not only intended to entertain, but also to strengthen understanding of mathematical concepts in a meaningful waypt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7066951700121784pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laysys Karolayne de Sena Silva.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons