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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60085
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CORTEZ, Suzana Leite | - |
dc.contributor.author | NOGUEIRA, Bruno Huann da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T14:05:51Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T14:05:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Bruno Huann da Silva. Referenciação e ponto de vista nas tirinhas da Laerte Coutinho e a (re)construção dos sentidos do texto em sala de aula. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60085 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga como a referenciação dos objetos de discurso e a construção do ponto de vista colaboram para a (re)construção de sentidos em tirinhas da cartunista Laerte Coutinho e como estes conteúdos podem ser didatizados para o trabalho com a leitura no ensino de língua. A pesquisa está embasada principalmente na teoria da referenciação em interface com a teoria do ponto de vista, e na concepção de leitura de base sociocognitiva e interacional, conforme Koch e Elias (2011[2006]), Menegassi (2010) e Antunes (2003). Em relação à primeira teoria, nos alinhamos à abordagem sociocognitiva e interacional de construção da referência (Mondada e Dubois 2019[1995]). Nesse modelo teórico, entendemos que a referenciação é um processo dinâmico e complexo de construção de referentes que retratam a realidade (Koch e Marcuschi, 1998; Cavalcante, Custódio Filho e Brito, 2014; Cavalcante et al., 2020; Cavalcante e Martins, 2020). Já a teoria do ponto de vista, apresenta um viés enunciativo e interacional e busca compreender como se constrói perspectivas e percepções por sujeitos sobre objetos (Rabatel, 2015; 2016[2008]; Cortez, 2011; 2013). Nesse contexto, orientamo-nos pelo pressuposto fundamental de que uma das estratégias da construção do ponto de vista é a referenciação (Rabatel, 2016[2008]; Cortez, 2011). Em relação à metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa a partir do método indutivo (Gil, 2002; Taquette e Borges, 2020). Selecionamos para a análise seis tirinhas, que foram divididas em dois grupos: tirinhas da primeira fase (referente à fase inicial da transição de gênero) e tirinhas da segunda fase (referente à fase posterior da transição de gênero). Para o desenvolvimento da parte pedagógica, realizamos uma pesquisa de campo, em que desenvolvemos e levamos para a sala de aula uma proposta didática que articula os pressupostos teóricos do trabalho à leitura de tirinhas que fazem parte do nosso corpus. Esta parte prática da pesquisa, realizada em uma escola do ensino médio do município de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, possibilitou a geração de três materiais: atividades, produção de cartazes e relatos que foram produzidos pelos estudantes. Nossas análises, mostram que há uma incidência maior de recategorizações em situações de construção de humor nas tirinhas da Laerte da primeira fase, bem como que perspectivação do personagem Hugo (referente) dá-se sobremaneira como chateado e insatisfeito, ao passo que Muriel é perspectivada como feliz. Observamos ainda que há uma incidência maior de pontos de vista (PDVs) dissonantes em tirinhas da segunda fase, enquanto há mais PDVs consonantes em tirinhas da primeira fase. Em relação à parte prática da nossa pesquisa, os materiais gerados evidenciam o desenvolvimento de uma leitura crítica por parte dos estudantes diante do tema da transfobia que permeia as tirinhas abordadas nas atividades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Referenciação | pt_BR |
dc.subject | Ponto de Vista | pt_BR |
dc.subject | Tirinhas de Laerte Coutinho | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Referenciação e ponto de vista nas tirinhas da Laerte Coutinho e a (re)construção dos sentidos do texto em sala de aula | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4491947961116486 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7074383097916404 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work investigates how the referentiation of discourse objects and the construction of the point of view contribute to the (re)construction of meanings in cartoonist Laerte Coutinho's comics and how these contents can be taught to work with reading in language teaching. This work is based mainly on referentiation theory, in the point of view theory and the conception of reading with a socio-cognitive and interactional basis according to Koch and Elias (2011[2006]), Menegassi (2010) and Antunes (2003). Regarding the first theory, we align ourselves with the socio-cognitive and interactional approach to reference construction (Mondada and Dubois 2019[1995]). In this theoretical model, we understand that referentiation is a dynamic and complex process of constructing referents that portray reality (Koch and Marcuschi, 1998; Cavalcante, Custódio Filho and Brito, 2014; Cavalcante et al., 2020; Cavalcante and Martins, 2020). In turn point of view theory presents an enunciative and interactional bias and seeks to understand how perspectives and perceptions are constructed by subjects about objects (Rabatel, 2015; 2016[2008]; Cortez, 2011; 2013). In this context, we are guided by the fundamental assumption that one of the strategies for constructing a point of view is referentiation (Rabatel, 2016[2008]; Cortez, 2011). Regarding the methodology, we adopted a qualitative approach based on the inductive method (Gil, 2002; Taquette and Borges, 2020). We selected six comics for analysis that were divided into two groups: comics from the first phase (referring to the initial phase of the gender transition) and comics from the second phase (referring to the later phase of the gender transition). To develop the pedagogical part, we carried out field research, in which we developed and took to the classroom a didactic proposal that articulates the theoretical assumptions of the work with the reading of comics that are part of our corpus. This practical part of the research, carried out in a high school in the city of Serra Talhada, in the backlands of Pernambuco, enabled the generation of three materials: activities, production of posters and reports that were produced by the students. Our analyzes show that there is a greater incidence of recategorizations in humor-building situations in Laerte's comics from the first phase, as well as that the perspective of the character Hugo (referent) appears largely as upset and dissatisfied, as opposed to Muriel who is viewed as happy. We also observed that there is a greater incidence of dissonant points of view (POVs) in comics from the second phase, while there are more consonant POVs in comics from the first phase. In relation to the practical part of our research, the materials generated show the development of a critical reading on the part of the students regarding the theme of transphobia that permeates the comics covered in the activities. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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