Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60102
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NAOUAR, Oussama | - |
dc.contributor.author | BERSET, Milena da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T14:36:08Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29T14:36:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-13 | - |
dc.identifier.citation | BERSET, Milena da Costa. A dama bruxa: representações do imaginário sobre a personagem feminina medieval franco-bretã e seus ecos residuais na literatura nordestina do século XX. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60102 | - |
dc.description.abstract | Quando pensamos em literatura, sempre nos indagamos sobre seu poder influenciador nos diversos âmbitos sociais, muito além do hábito de leitura. Como agente formador e transformador de sujeitos, as obras literárias propagam ideias e comunicam ideologias através de seus enredos e personagens, se inspirando [e sugestionando] nos valores comunitários de determinadas épocas e/ou sociedades. Ao voltarmos nosso olhar para a literatura medieval, percebemos que seu tópos continua bastante presente na sociedade atual através do imaginário de cavaleiros e damas. Diante de uma necessidade humana de imaginar realidades ficcionais, nossa pesquisa busca compreender o quanto os textos medievais franco-bretões contribuíram para a cristalização negativa das personagens femininas, transformando-as na origem do sofrimento masculino e posteriormente de toda a comunidade como feiticeiras, surgindo nossa problemática: o que explicaria o declínio progressivo dessas heroínas medievais [e consequentemente da mulher na Idade Média] e em qual medida essa aversão pela figura da bruxa é uma expressão de convicções sociais misóginas e religiosas da Idade Média? Outrossim, é possível que essas representações negativas, por sua vez, tenham influenciado a literatura-cultura de outras nações pelo viés da colonização? De fato, podemos inferir que a recepção da narrativa é algo particular e sua receptibilidade [positiva ou negativa] dependerá do vivido do leitor, isto é, seu referencial de mundo. No que lhe concerne, o leitor apto a recontar as narrativas lidas [e “vividas”], torna-se ele mesmo um coautor, pronto a passar adiante a sua “versão”. Cristalizadas no imaginário coletivo, as damas medievais e suas variações transcendem o literário e adentram na cultura dos povos, tendo seus ecos residuais eternizados em histórias populares e contos folclóricos. Através da revisão bibliográfica de historiadores como Georges Duby, Silvia Federici, Jacques Le Goff, Claude Lecouteux, Laurence Harf-Lancner, entre outros, somados às teorias de Paul Ricoeur sobre a simbólica da mancha na construção da figura feminina e Jean Delumeau sobre a pedagogia do medo, postulamos que a verossimilhança da literatura medieval com o imaginário da época, possibilitou um estreitamento do ficcional com o real, ocasionando conflitos que enfraqueceram o poder feminino na sociedade. Como corpus utilizaremos a Matéria da Bretanha com seus lais [dos Bretões e Marie de France] e obras arturianas, particularmente História dos Reis da Bretanha [Geoffrey de Monmouth, século XII] e A Morte de Arthur [Thomas Malory, século XV], bem como a análise das principais personagens femininas do romance potiguar As pelejas de Ojuara [Nei Leandro de Castro, século XX], em uma abordagem qualitativa e bibliográfica sócio literária de macroanálise e microanálise, a fim de: verificar a atuação das Damas/Bruxas na literatura medieval franco-bretã; analisar os ecos residuais dessas personagens na construção da imagem feminina na literatura nordestina do século XX. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura Medieval | pt_BR |
dc.subject | Personagem feminina | pt_BR |
dc.subject | Imaginário Coletivo | pt_BR |
dc.subject | Representação Social | pt_BR |
dc.subject | Literatura Nordestina | pt_BR |
dc.title | A dama bruxa : representações do imaginário sobre a personagem feminina medieval franco-bretã e seus ecos residuais na literatura nordestina do século XX | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8686949933514461 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7253950282205343 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | Lorsque nous pensons en littérature, nous nous interrogeons à propos de son pouvoir d’influence dans les divers cadres sociaux, bien au-delà de l’habitude de lecture. Comme agent formateur et transformateur des sujets, les œuvres littéraires transmettent des idées et des idéologies à travers de leurs intrigues et personnages, qui s’inspirent [et suggèrent] dans les valeurs communautaires des époques et sociétés spécifiques. Si nous retournons notre regard à la littérature médiévale, nous pouvons apercevoir que son topos est bien présent à l’actualité par le biais de l’imaginaire au sujet des chevaliers et des dames. En raison d’une nécessité humaine d’imaginer des réalités fictives, notre recherche vise comprendre comment les textes médiévaux franc-bretons ont contribué pour la cristallisation négative des personnages féminins, qui se sont converties à l’origine de la souffrance masculine et subséquemment de toute la communauté dans la figure de la sorcière. Sur ces entrefaites, se produit notre problématique à propos de : ce que peut nous expliquer le déclin progressif de ces héroïnes médiévales [et en conséquence la femme dans le Moyen Âge] et dans quelle mesure cette aversion à la sorcière est une expression de convictions sociales misogynes et religieuses du Moyen Âge ? En outre, c’est possible que ces représentations négatives, à son tour, peuvent influencer la littérature-culture des outres pays par le biais de la colonisation ? En effet, nous pouvons inférer que la réception de la narrative est particulier et cette réception [positive ou négative] dépendra du vécu du lecteur, c’est-à-dire, sa référence de monde. En ce qui concerne le lecteur, s’il est apte à raconter les narratives lues [et vécues], il devient un co-auteur prêt à diffuser sa « version » de l’histoire. Cristallisées, les dames médiévales et leurs variations dépassent le littéraire et se consolident dans la culture du peuple, dont les échos du passé s’éternisent en récits folkloriques et populaires. Pour notre révision bibliographique nous comptons avec les auteurs Georges Duby, Silvia Federici, Jacques Le Goff, Claude Lecouteux, Laurence Harf-lancner, parmi d’autres, qui en conjoint aux théories de Paul Ricoeur et sa symbolique de la souillure dans la construction du personnage féminin et Jean Delumeau à propos de la pédagogie de la peur, nous croyons que la vraisemblance de la littérature médiévale avec l’imaginaire de l’époque, a possibilité un resserrement du fictionnel à l’égard du réel, ce qui a occasionné des conflits qui ont affaibli le pouvoir des femmes dans la société. Comme corpus nous avons la Matière de la Bretagne avec les lais [bretons et Marie de France] et les romans arthuriens, notamment Historia Regum Britanniae [Geoffrey de Monmouth, XIIe s.] et La Mort d’Arthur [Thomas Malory, XVe s.], ainsi que l’analyse des principaux personnages féminines de l’œuvre brésilienne As pelejas de Ojuara [Nei Leandro de Castro, XXe s.], dans une approche qualitative et bibliographique socio-littéraire macro et micro analytique, afin de : vérifier l’action des Dames/Sorcières dans la littérature médiévale franc-bretonne ; analyser les échos de ces personnages dans la construction de l’image féminine au nord-est brésilien du XX siècle. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Milena da Costa Berset.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons