Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60140
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALÉSSIO, Renata Lira dos Santos | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Kaasy Mary | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-30T13:56:02Z | - |
dc.date.available | 2025-01-30T13:56:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Kaasy Mary Cavalcanti de. Aleitamento materno e desmame no CAPSij: rupturas e transições no curso de vida de mães. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60140 | - |
dc.description.abstract | Utilizando como lentes a Psicologia Sociocultural de Zittoun, este estudo buscou compreender as experiências de amamentação e desmame de mães de crianças acompanhadas em um CAPS infantojuvenil e suas repercussões no desenvolvimento dessas mulheres. Foram entrevistadas oito mães que acompanhavam seus filhos em um CAPSij da região metropolitana de Recife-PE. A partir da análise fenomenológica, foram identificadas cinco Unidades de Significado: 1) Dificuldades experienciadas na amamentação; 2) A experiência solitária do desmame; 3) Cultura do desmame precoce e/ou abrupto; 4) A descoberta do diagnóstico; 5) Transições no curso de vida de mães de crianças acompanhadas em um CAPSij. As entrevistadas referiram fragilidade da rede de apoio, com abandono do genitor. A amamentação foi percebida como uma valiosa oportunidade para se conectar à criança. Comportamentos atípicos dos bebês foram identificados pelas mães durante o aleitamento. A experiência do desmame foi vivenciada de forma solitária e intuitiva. A cultura de desmame precoce e/ou abrupto esteve presente nas orientações realizadas por profissionais da psicologia. A confirmação do diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo foi experienciada como uma ruptura no curso de vida, possibilitando transição para uma nova esfera de experiência e trouxe impactos nas experiências de amamentação e desmame, principalmente devido à seletividade alimentar. A maternidade de crianças acompanhadas em um CAPSij proporcionou nova percepção da vida e alterações na identidade. Esta pesquisa trouxe elementos sobre as vivências de amamentação e desmame a partir do olhar da mulher, dando visibilidade às suas inseguranças e sofrimentos, contribuindo para um melhor planejamento de ações de promoção e apoio ao aleitamento materno. O desmame é um campo pouco abordado pelas políticas públicas, mas foi amplamente estudado nesta pesquisa que considerou que a amamentação é um tema intersetorial e transversal, possuindo aspectos psicológicos, biológicos, históricos, sociais e culturais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Maternidade | pt_BR |
dc.subject | Aleitamento materno | pt_BR |
dc.subject | CAPSij | pt_BR |
dc.title | Aleitamento materno e desmame no CAPSij : rupturas e transições no curso de vida de mães | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0946250965943932 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6115070918587521 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Using Zittoun's Sociocultural Psychology as a lens, this study sought to understand the breastfeeding and weaning experiences of mothers of children monitored in a children's CAPS and their repercussions on the development of these women. Eight mothers who accompanied their children at a CAPSij in the metropolitan region of Recife-PE were interviewed. From the phenomenological analysis, five Units of Meaning were identified: 1) Difficulties experienced in breastfeeding; 2) The lonely experience of weaning; 3) Culture of early and/or abrupt weaning; 4) Discovery of the diagnosis; 5) Transitions in the life course of mothers of children monitored at a CAPSij. The interviewees reported fragility in the support network, with abandonment by the parent. Breastfeeding was perceived as a valuable opportunity to connect with the child. Atypical behaviors of babies were identified by mothers during breastfeeding. The weaning experience was experienced in a solitary and intuitive way. The culture of early and/or abrupt weaning was present in the guidance provided by psychology professionals. Confirmation of the diagnosis of Autism Spectrum Disorder was experienced as a rupture in the course of life, enabling the transition to a new sphere of experience and brought impacts on breastfeeding and weaning experiences, mainly due to food selectivity. Motherhood of children monitored at a CAPSij provided a new perception of life and changes in identity. This research brought elements about the experiences of breastfeeding and weaning from the woman's perspective, giving visibility to their insecurities and suffering, contributing to better planning of actions to promote and support breastfeeding. Weaning is a field little covered by public policies, but it was widely studied in this research, which considered that breastfeeding is an intersectoral and transversal theme, having psychological, biological, historical, social and cultural aspects. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Kaasy Mary Cavalcanti.pdf | 2,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons