Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60146

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Daniela Eugênia Moura de-
dc.contributor.authorSILVA, Alana Rhadassa Florêncio da-
dc.date.accessioned2025-01-30T15:33:00Z-
dc.date.available2025-01-30T15:33:00Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.date.submitted2025-01-24-
dc.identifier.citationSILVA, Alana Rhadassa Florêncio da. A percepção da profissão do bibliotecário: uma análise entre os estereótipos e a realidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60146-
dc.description.abstractOs estereótipos são compreendidos como visões padronizadas e equivocadas, especialmente quando associados à profissão de bibliotecário, transformando-se em estigmas que dificultam o reconhecimento da relevância da área e prejudicam sua visibilidade na sociedade. No âmbito escolar, a discrepância entre a percepção pública e a realidade da profissão do bibliotecário pode impactar diretamente a escolha do curso pelos vestibulandos. Desse modo, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar como os vestibulandos enxergam a figura do bibliotecário por meio dos estereótipos atribuídos à profissão. O estudo tem caráter descritivo, de natureza qualiquantitativa, fundamentando-se na revisão bibliográfica e no método de Estatística Descritiva. Como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário com 24 estudantes do terceiro ano do ensino médio de três escolas da Região Metropolitana do Recife. Como resultado, verificou-se que os estereótipos mais recorrentes foram: a) gesto de fazer silêncio; b) pessoa mais velha; c) mal-humarada; d) irritada; e) rígida; e f) roupas formais e antiquadas. Os alunos afirmaram ter conhecimento sobre as atividades desempenhadas pelo bibliotecário, mas a maioria restringiu-se às ações relacionadas exclusivamente aos livros, desconsiderando as atividades sociais e culturais desse profissional. Isso levou à última pergunta do questionário, que abordou a razão pela qual a profissão é mal compreendida, destacando a falta de divulgação sobre a diversidade de funções desempenhadas pelo bibliotecário. Conclui-se que, entre os estigmas persistentes, destaca-se a associação do bibliotecário ao silêncio, que eles estão completamente alheios à moda e que entendem a biblioteca como um ambiente ultrapassado. Desmistificar esses preconceitos, que muitas vezes são profundamente enraizados, exige mudanças graduais e conscientes. Entre as medidas sugeridas, destaca-se a valorização da verdadeira missão do profissional bibliotecário, que vai muito além dos estereótipos cristalizados na sociedade.pt_BR
dc.format.extent64 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectbiblioteconomiapt_BR
dc.subjectatitudes estereotipadaspt_BR
dc.subjectestereótipo - bibliotecáriopt_BR
dc.subjectprofissão - bibliotecáriopt_BR
dc.subjectestudantes de ensino médiopt_BR
dc.titleA percepção da profissão do bibliotecário: uma análise entre os estereótipos e a realidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3107612059568016pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5755649500317881pt_BR
dc.description.abstractxStereotypes are understood as standardized and mistaken views, especially when associated with the profession of librarian, turning into stigmas that make it difficult to recognize the relevance of the area and hinder its visibility in society. At school, the discrepancy between public perception and the reality of the librarian's profession can have a direct impact on students' choice of course. The aim of this study is to analyze how students perceive librarians through the stereotypes attributed to the profession. The study is descriptive, qualitative and quantitative in nature, based on a literature review and the Descriptive Statistics method. The data collection technique used was a questionnaire with 24 third-year high school students from three schools in the Metropolitan Region of Recife. The results showed that the most recurrent stereotypes were: a) gesture of silence; b) older person; c) grumpy; d) irritated; e) rigid; and f) formal, old-fashioned clothes. The students said they were aware of the activities carried out by librarians, but the majority restricted themselves to actions related exclusively to books, disregarding the social and cultural activities of this professional. This led to the last question in the questionnaire, which addressed the reason why the profession is poorly understood, highlighting the lack of publicity about the diversity of functions performed by librarians. It was concluded that, among the persistent stigmas, the association of librarians with silence stands out, that they are completely oblivious to fashion and that they perceive the library as an outdated environment. Demystifying these prejudices, which are often deeply rooted, requires gradual and conscious changes. Among the measures suggested, we highlight the appreciation of the true mission of the professional librarian, which goes far beyond the stereotypes crystallized in society.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0005-3069-0991pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alana Rhadassa Florencio da Silva.pdf
  Item embargado até 2026-01-25
2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons